Obras destacam a importância da Eucaristia e ajudam a celebrar a Solenidade de Corpus Christi | Paulus Editora

Notícias

09/06/2022

Obras destacam a importância da Eucaristia e ajudam a celebrar a Solenidade de Corpus Christi

Por Imprensa

“A Igreja vive da Eucaristia” São João Paulo II

Aproximando-se da Solenidade de Corpus Christi, celebrada pela liturgia da Igreja Católica no próximo dia 16 de junho, cada fiel é convidado a fazer memória do imenso amor de Deus manifestado em Jesus Cristo que doou-se como alimento vivo para a salvação do mundo, conforme narram as Sagradas Escrituras (1 Cor 11, 23-26). Neste dia especial, toda a comunidade cristã se reúne para comemorar o “Santíssimo Sacramento da Eucaristia”, alimento e remédio para alma, dom de Deus e presença real de Jesus entre os homens.

De acordo com a Igreja, a Solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, devido a uma visão de Santa Juliana de Liège, religiosa agostiniana belga e, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Somente em 1317 que o Papa João XXII estendeu a celebração para toda a Igreja de forma universal.

Celebrada nas diversas comunidades, paróquias e dioceses presentes no Brasil e no mundo, a festa do “Corpo e do Sangue de Cristo” é a expressão da fé em Cristo Jesus presente na hóstia consagrada. Entre as manifestações de fé, estão: a celebração da Santa Missa, procissões nas ruas com o Santíssimo Sacramento, visitas aos enfermos, iniciativas oracionais e a confecção e tradição dos chamados tapetes de Corpus Christi.

Na obra “Espiritualidade do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão”, lançada pela PAULUS Editora, os autores Pe. Humberto Robson de Carvalho e Caio Henrique Esponton explicam que a Eucaristia é o sacramento central da vida cristã. “Na Eucaristia, o cristão encontra sua própria vida recebida e transfigurada no mistério pascal de Jesus. Na celebração da Eucaristia, a vida é colocada no altar juntamente com os dons do pão e do vinho e ofertada, recebida e transfigurada em corpo e sangue Cristo”, afirmam os autores.

Para celebrar a data, a PAULUS apresenta alguns livros que discorrem sobre o significado e importância da Eucaristia na vida do cristão e da Igreja. Além de orientar e aprofundar os ensinamentos a respeito deste sacramento, as indicações trazem formações e sugestões práticas para aqueles que tornam-se mensageiros e colaboradores diretos do Cristo na propagação do Evangelho, isto é, o ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Confira!

A Eucaristia: Jesus Cristo se faz alimento para uma refeição espiritual na Igreja

 

 

Parte da coleção Teologia Hoje, a obra “A Eucaristia – Jesus Cristo se faz alimento para uma refeição espiritual na Igreja”, de autoria do Pe. Luiz Antonio Miranda, convida o leitor a mergulhar no sentido mais profundo da sagrada comunhão. O livro é fruto de anos de estudo e meditação, resultando numa publicação teológica, bíblica e sacramental. Saiba mais.

 

 

Como participar da Eucaristia? – Catequese sobre a missa

 

 

Este livro tem como objetivo auxiliar os cristãos a compreenderem a riqueza da celebração eucarística. Organizado em 12 capítulos, o título é um excelente instrumento para dinamizar as equipes nas paróquias e comissões diocesanas por meio de encontros de formação. Além disso, o texto ressalta que é preciso conhecer Jesus, fazer com ele a experiência de fé como fizeram os apóstolos para celebrar e vivê-lo pelo testemunho cristão. Saiba mais.

 

Espiritualidade do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão

 

 

Este livro trata da espiritualidade do ministro extraordinário da sagrada comunhão, perpassada pela dinâmica do serviço, característica central da vida espiritual cristã. Na obra, os autores lembram que o ministério do serviço da Eucaristia conferido a leigos acontece desde os primeiros séculos da Igreja, portanto, necessita cada vez mais de estudo e aprofundamento para o êxito da missão evangelizadora.  Saiba mais. 

 

Ministério da presidência: a arte de presidir a Eucaristia

 

 

Esta obra oferece formação para quem se prepara para o ministério da presidência e auxilia na compreensão desta função. O princípio norteador da reflexão proposta nesta obra é a Sacrosanctum concilium, a reforma litúrgica pós-conciliar e a experiência eclesial de mais de meio século. O livro é uma formação acerca do tema, cujo objetivo é que o leitor possa valorizar a liturgia como ação e festa do povo de Deus que necessita ser animada e celebrada por todos e todas sob a coordenação do presidente da assembleia litúrgica. Saiba mais.

 

Eucaristia: a família de Deus em festa

 

 

Com linguagem simples e acessível, Pe. Gregório Lutz convida o leitor a refletir sobre o aspecto essencial da celebração eucarística: o estar junto de Deus. Em 12 capítulos, o livro discorre sobre os detalhes necessários para a Ceia do Senhor acontecer, como o preparo cuidadosamente do ambiente, a escolha das músicas, etc. Pe. Lutz também ressalta: a missa é para todos, e cada um é fundamental para ela acontecer. Saiba mais.

 

Eucharistia: Enciclopédia da Eucaristia

 

 

De inspiração católica e abertura ecumênica, a obra “Eucharistia – Enciclopédia da Eucaristia” é a reunião de vários artigos redigidos por pouco mais de 80 escritores originários dos cinco continentes e pertencentes a diversas denominações cristãs. Publicado pela PAULUS, o livro foi organizado pelo padre Maurice Brouard, sacerdote da Congregação do Santíssimo Sacramento, fundador do Centro Eucharistia, em Roma. Saiba mais.