Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

14

A idolatria perverte a consciência -* 1 Alguns anciãos de Israel foram me procurar e sentaram-se à minha volta. 2 Então eu recebi a seguinte mensagem de Javé: 3 «Criatura humana, esses homens puseram ídolos em seus corações. Eles colocam diante de si o obstáculo que os fará pecar. E você acha que eu vou permitir que eles me consultem? 4 Pelo contrário, diga a eles: Assim diz o Senhor Javé: Qualquer israelita que põe seus ídolos no próprio coração, que coloca diante de si o obstáculo que o fará pecar e, em seguida, vai ao profeta, eu mesmo, Javé, eu lhe darei a resposta. Quando ele vier, eu lhe responderei de acordo com a multidão de seus ídolos. 5 Desse modo, agarrarei por dentro os israelitas que se distanciaram de mim por causa de todos os seus ídolos.

6 Diga, portanto, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Javé: Convertam-se, abandonem seus ídolos, voltem as costas para todas as suas abominações. 7 Eu mesmo, Javé, eu responderei a qualquer israelita ou imigrante que vive em Israel, que se distancia de mim, que põe seus ídolos no próprio coração e coloca diante de si o obstáculo que o fará pecar e, em seguida, vai consultar o profeta. 8 Vou enfrentar tal homem e fazer dele um exemplo proverbial. Vou cortá-lo do meio do meu povo. E vocês ficarão sabendo que eu sou Javé. 9 Se o profeta se deixa enganar e diz qualquer coisa, eu, Javé, o deixarei no seu engano; estenderei a mão contra ele e o eliminarei de Israel, o meu povo. 10 São todos culpados. O castigo do profeta será o mesmo castigo de quem o consulta. 11 Assim, a casa de Israel não vai se desviar de mim, nem se manchará com seus crimes. Então eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles - oráculo do Senhor Javé».

Javé não castiga à toa -* 12 Recebi de Javé a seguinte mensagem: 13 «Criatura humana, se um país peca contra mim, cometendo algum delito, eu estenderei a minha mão contra ele: vou tirar-lhe os mantimentos e mandar a fome; vou acabar com homens e animais. 14 Se aí estiverem estes três homens, Noé, Danel e , por serem justos, conseguirão salvar a própria vida - oráculo do Senhor Javé. 15 Se eu soltasse animais ferozes pelo país, a fim de deixá-lo sem filhos, e o lugar ficasse deserto, sem ninguém a passar por ele, com medo dos animais ferozes, 16 e esses três homens estivessem no país, juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé - que eles não conseguiriam salvar seus filhos e suas filhas; o país inteiro se transformaria num lugar arrasado, e só eles se salvariam. 17 Se eu trouxesse espada para esse país e dissesse: ‘Espada, atravesse o país eliminando as pessoas e animais que houver por aí’; 18 e esses três homensestivessem, juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé - juro que eles não conseguiriam salvar seus filhos e suas filhas; só eles se salvariam. 19 Ou ainda, se eu mandasse uma peste para esse país e derramasse sobre ele a minha cólera com sangue, eliminando desse país pessoas e animais, 20 se Noé, Danel e estivessem, juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé - que eles não conseguiriam salvar seus filhos e filhas; só eles conseguiriam salvar-se por serem justos. 21 Portanto, assim diz o Senhor Javé: Mesmo que eu mande os meus quatro piores castigos: a espada, a fome, os animais ferozes e a peste, para acabar com as pessoas e animais que existem em Jerusalém, 22 sobrará nela um resto de filhos e filhas, trazido para fora, que conseguirá escapar. Eles vão sair à procura de vocês. E vocês poderão ver o comportamento deles e o mal que praticam. Então vocês se sentirão aliviados por toda a desgraça que fiz cair sobre Jerusalém, por tudo o que mandei para ela. 23 Eles aliviarão vocês, pois quando virem o comportamento deles e o mal que praticam, vocês compreenderão que não foi à toa que eu fiz tudo o que fiz para Jerusalém - oráculo do Senhor Javé».




* 14,1-11: A idolatria consiste em substituir o Deus vivo por ídolos ou falsos deuses. É absolutizar uma coisa relativa (dinheiro, poder, prestígio). O Deus vivo projeta a justiça que produz liberdade e vida para todos. Ao contrário, os ídolos são fruto de uma realidade distorcida, de um projeto de injustiça que produz vida e liberdade para poucos, enquanto a maioria fica reduzida à escravidão e à morte. O auge da idolatria é a perversão total da consciência (coração), tornada incapaz de perceber as conseqüências que a adoração dos ídolos provoca. Quando as coisas chegam a tal ponto, já não há mais remédio (consultar o profeta, por exemplo). Para quem perverteu totalmente a consciência, o único meio possível de recuperá-la é sofrer as conseqüências desastrosas da idolatria.



* 14,12-23: Noé, Danel e Jó eram modelos de homens justos. O profeta Ezequiel mostra que nem mesmo esses justos conseguiriam salvar uma sociedade que abandonou o Deus vivo e se corrompeu com a injustiça provocada pelos ídolos. O realismo do profeta é terrível: se restarem alguns sobreviventes, isso não será devido a uma justiça que eles não têm. Tais sobreviventes serão uma explicação viva de tudo aquilo que causou a ruína da sociedade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002