Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

29

Não se deixem iludir -* 1 Texto da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém para os exilados na Babilônia. Escreveu-a para os anciãos, sacerdotes, profetas e o povo, levados por Nabucodonosor para o exílio. 2 Ele enviou a carta depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias com a rainha-mãe, o pessoal do palácio, os chefes de Judá e de Jerusalém, os ferreiros e os serralheiros. 3 Ele enviou a carta por intermédio de Elasa, filho de Safã, e por intermédio de Gamarias, filho de Helcias, que Sedecias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia em missão junto ao rei Nabucodonosor.

A carta dizia o seguinte: 4 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo que levei de Jerusalém para o exílio na Babilônia: 5 Construam casas para vocês morarem, plantem pomares para comerem de suas frutas, 6 casem-se, gerem filhos e filhas, arranjem esposas para seus filhos e maridos para suas filhas, e que eles também gerem filhos e filhas. Multipliquem-se aí, não diminuam. 7 Lutem pelo progresso da cidade para onde eu os exilei e rezem a Deus por ela, pois o progresso desse lugar será o progresso de vocês.

8 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Não se deixem enganar pelos profetas que existem no meio de vocês, não escutem os adivinhos e nem os sonhos que eles dizem que têm, 9 porque eles profetizam mentiras em meu nome. Eu não enviei nenhum deles - oráculo de Javé.

10 Assim diz Javé: Quando se completarem setenta anos na Babilônia, eu olharei para vocês e cumprirei minhas promessas, trazendo-os de volta para este lugar. 11 Conheço meus projetos sobre vocês - oráculo de Javé: são projetos de felicidade e não de sofrimento, para dar-lhes um futuro e uma esperança. 12 Quando vocês me invocarem, rezarão a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão, e me encontrarão se me buscarem de todo o coração; 14 eu me deixarei encontrar e mudarei a sorte de vocês - oráculo de Javé. Vou reuni-los de todas as nações e lugares por onde os espalhei, - oráculo de Javé - e tornarei a trazê-los para o lugar de onde os exilei. 15 Vocês dizem: «Javé suscitou profetas para nós na Babilônia». 16 Pois bem! Assim diz Javé a respeito dos seus irmãos que não foram levados juntos com vocês para o exílio, isto é, o rei que está no trono de Davi e o povo todo que ainda está morando nesta cidade: 17 Assim diz Javé dos exércitos: Estou mandando contra eles a espada, a fome e a peste, e estou fazendo com eles o que se faz com figos podres que de tão ruins não servem para comer. 18 Perseguirei essa gente com a espada, a fome e a peste; farei deles uma coisa horripilante para todos os reinos da terra, maldição e espanto, objeto de vaia e de vergonha entre todos os povos para onde os expulsei. 19 Isso tudo porque não me obedeceram - oráculo de Javé. Porque eu lhes enviei constantemente meus servos, os profetas, mas aqueles não fizeram caso - oráculo de Javé. 20 Quanto a vocês, que foram exilados de Jerusalém para a Babilônia, ouçam a palavra de Javé. 21 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel, contra Acab, filho de Colias, e contra Sedecias, filho de Maasias, que profetizam mentiras em meu nome: Vou entregar os dois na mão de Nabucodonosor da Babilônia. Ele vai matar os dois na presença de vocês. 22 Depois surgirá uma nova espécie de maldição entre os exilados de Judá na Babilônia. Aí se dirá: «Que Javé faça com você como fez com Acab e com Sedecias, que o rei da Babilônia assou no fogo23 Pois eles fizeram coisas horríveis em Israel: praticaram adultério com as mulheres de seus amigos e falaram mentiras usando o meu nome, quando eu não mandei ninguém falar. Eu sei e sou testemunha disso - oráculo de Javé.

24 Mensagem que você deverá pronunciar contra Semeías de Naalam: 25 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Você mandou cartas por sua conta, especialmente ao sacerdote Sofonias, filho de Maasias, e a todos os sacerdotes, dizendo: 26 «Javé o colocou como sacerdote no lugar de Joiada, para você se responsabilizar pelo Templo de Javé e para mandar que seja amarrado e preso todo indivíduo fanático que queira passar por profeta. 27 Então por que você não repreendeu esse Jeremias de Anatot, que se meteu a profetizar? 28 Ele nos mandou uma carta aqui para a Babilônia, dizendo: ‘A coisa vai demorar. Construam casas para morar e plantem pomares para comer frutas’ «.

29 O sacerdote Sofonias leu essa carta na presença de Jeremias. 30 Então a palavra de Javé foi dirigida a Jeremias: 31 Mande a todos os exilados a seguinte mensagem: Assim diz Javé a respeito de Semeías de Naalam: que Semeías está se fazendo de profeta para vocês - e não fui eu quem o enviou - e está fazendo vocês acreditarem na mentira, 32 então assim diz Javé: Castigarei Semeías e seus filhos. Nenhum deles ficará morando no meio desse povo, nem verá a felicidade que estou preparando para o meu povo - oráculo de Javé - porque ele pregou rebeldia contra Javé.




* 29,1-32: Os tempos de crise e grandes dificuldades são também tempos de expectativa, em que facilmente se pode cair nas ilusões: de um lado, o povo que procura iludir-se, para suportar o sofrimento; de outro, a multiplicação de aproveitadores e vendedores de ilusões. O verdadeiro profeta toma posição: desmascara os demagogos e leva o povo a uma visão crítica e realista, mostrando que as coisas mudarão (v. 32), mas só no momento oportuno.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002