Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

66

O culto idolátrico -* 1 Assim diz Javé: O céu é o meu trono e a terra é o apoio para meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Que lugar poderia servir para meu descanso? 2 Tudo o que existe fui eu que fiz, tudo o que existe é meu - oráculo de Javé. Eu olho para o aflito e o de espírito abatido, e também para aquele que estremece diante das minhas palavras. 3 quem sacrifica um boi, e depois mata um homem; quem oferece um carneiro no altar, e depois arrebenta a cabeça de um cachorro; quem apresenta uma oferenda, e é como se fosse carne de porco; quem faz uma invocação com incenso, e é como se louvasse um ídolo. Todos eles escolheram seu próprio caminho e se alegram com suas abominações. 4 Por isso, eu também escolherei seus castigos e farei cair sobre eles exatamente o que eles mais temem. Pois eu chamei, e ninguém respondeu; falei, e ninguém obedeceu. E vocês ainda praticaram tudo o que me parece mau e escolheram o que me desagradava.

A nova Jerusalém -* 5 Ouçam a palavra de Javé, vocês que veneram a palavra dele: os irmãos de vocês que os odeiam e, por causa de mim, rejeitam a vocês, eles dizem: «Que Javé mostre a sua glória, para que vejamos a alegria de vocês»; pois eles é que ficarão confundidos. 6 Um barulho vem da cidade, um rumor vem do templo: é a voz de Javé que o pagamento aos seus inimigos.

7 Antes dos trabalhos de parto, ela deu à luz; antes de chegarem as dores, ela pôs no mundo um filho homem. 8 Quem ouviu falar uma coisa dessas? Quem viu coisa assim? Pode nascer um país inteiro num só dia? Pode alguém dar à luz uma nação inteira de uma só vez? Pois, ao sentir as dores, Sião deu à luz seus filhos. 9 «Será que eu, eu que faço abrir o útero, não faço nascer os filhos?», diz Javé. «Se sou eu que faço nascer, iria eu atrapalhar?», diz o Deus de vocês.

10 Alegrem-se com Jerusalém, façam festa com ela, todos os que a amam. Participem de sua enorme alegria todos os que participaram do seu luto. 11 Assim poderão amamentar-se nela até ficarem satisfeitos com a consolação que ela tem; sugarão com satisfação a abundância do seu seio. 12 Porque assim diz Javé: Estou fazendo correr para Jerusalém a prosperidade como rio, e as riquezas das nações como córregos que transbordam. Os seus bebês serão levados no colo, e serão acariciados sobre os joelhos. 13 Como a mãe consola o seu filho, assim eu vou consolar vocês; em Jerusalém, vocês serão consolados. 14 Ao verem isso, vocês ficarão de coração alegre, e seus ossos florescerão como um campo. A mão de Javé se manifestará para os seus servos, mas se indignará contra seus inimigos. 15 Porque Javé vem com fogo, e seus carros parecem furacão, para desabafar sua ira com ardor e sua ameaça com chamas de fogo. 16 É com fogo que Javé fará justiça sobre toda a terra, e com sua espada ameaça o mundo todo: são muitas as vítimas que ele faz. 17 Os que se consagram e se purificam para celebrar seus ritos em jardins de culto, ficam atrás um do outro, bem no meio, e os que comem carne de porco, répteis e ratos, todos eles perecerão junto com suas práticas e seus projetos - oráculo de Javé.

18 Eu virei para reunir todos os povos e línguas. Eles virão para admirar a minha glória. 19 Colocarei neles um sinal. E os que entre eles sobreviverem, eu os mandarei para as nações de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Tubal e Javã, para as distantes terras de além-mar, que nunca ouviram falar de mim, que nunca viram a minha glória; eles anunciarão a minha glória entre as nações. 20 Do meio dos povos trarão, como oferta para Javé, todos os irmãos de vocês queestavam. Vou trazê-los a cavalo, de carroça, de charrete, montados em mulas ou camelos, até Jerusalém, a minha santa montanha, diz Javé. Será como quando os israelitas levam até o altar suas ofertas em vasilhas consagradas do templo de Javé. 21 Do meio deles escolherei também alguns como sacerdotes e levitas, diz Javé.

22 Da mesma forma como durarão para sempre diante de mim os novos céus e a nova terra, que criarei - oráculo de Javé -, assim também durarão o povo e o nome de vocês. 23 Cada lua nova e cada sábado, todo mundo virá prostrar-se na minha presença, diz Javé. 24 Ao sair, eles verão os cadáveres daqueles que se revoltaram contra mim, porque o verme que os corrói não morre jamais e o fogo que os consome jamais se apaga. Eles serão um horror para o mundo inteiro.

 

 




* 66,1-4: Muitos se satisfazem com a reconstrução do Templo e uma religião ritual e formalista. Todavia, esse culto pode ser apenas idolátrico, pois oferecer sacrifícios sem praticar a vontade de Deus é como realizar ritos mágicos.



* 5-24: Os exilados voltaram para a sua terra e as promessas ainda não se cumpriram. A comunidade se encontra em decadência, porém, os mais fiéis permanecem confiantes. O profeta confirma a esperança deles com a visão de um povo novo, que nasce de Jerusalém. A salvação e a paz vão chegar, pois Javé julga o mundo. De todos os cantos da terra os povos vêm para se reunir com Israel na adoração ao Deus vivo.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002