Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

A opressão nega a vida -* 1 Examinei também todas as opressões que se cometem debaixo do sol. Aí está o choro dos oprimidos, e não quem os console; ninguém os apóia contra a violência de seus opressores. 2 Então proclamei os mortos, esses que morreram, mais felizes do que os vivos, esses que ainda vivem. 3 Mais feliz que os dois é quem não nasceu ainda, pois não todo o mal que se pratica debaixo do sol.

A competição é desumana -* 4 Vi também que todo trabalho e todo empenho que o homem coloca nas suas obras é fruto de competição recíproca. Isso também é fugaz e uma corrida atrás do vento. 5 O insensato cruza os braços e se consome. 6 Mais vale um bocado com lazer, do que dois bocados com fadiga, correndo atrás do vento.

A união faz a força -* 7 Vi ainda outra coisa vazia debaixo do sol: 8 um homem sozinho, que não tem ninguém, nem filho, nem irmão. Apesar disso, não deixa de se afadigar, nem de se fartar com riquezas. Para quem ele se afadiga e se priva da felicidade? Isso também é fugaz e trabalho inútil. 9 Mais vale estar a dois do que estar sozinho, porque dois tirarão maior proveito do seu trabalho. 10 De fato, se um cai, poderá ser levantado pelo companheiro. Azar, porém, de quem está sozinho: se cair, não terá ninguém para o levantar. 11 Se dois se deitam juntos, um poderá aquecer o outro; mas como poderá alguém sozinho se aquecer? 12 Se um deles for agredido, dois poderão resistir, e uma corda tripla não se arrebenta facilmente.

O vaivém da política -* 13 Mais vale um jovem pobre e sábio do que um rei velho e insensato, que não aceita mais conselho, 14 mesmo que o jovem tenha saído da prisão para reinar, e ainda que tenha nascido mendigo no reino. 15 Eu vi todos os que se movem debaixo do sol ficarem com o jovem que sucedeu ao velho rei, 16 e que passou a liderar imensa multidão. Contudo, aqueles que vierem depois, não ficarão contentes com ele. Também isso é fugaz e uma corrida atrás do vento.

Com Deus não se brinca -* 17 Quando você for ao Templo, esteja bem atento a si mesmo: É melhor ter ânimo disposto para obedecer, do que oferecer sacrifícios junto com os insensatos, que não percebem o mal que estão fazendo.




* 4,1-3: A opressão é o espetáculo mais terrível que acontece na sociedade. Quando um sistema é injusto, todos acabam tornando-se vítimas dele, a ponto de ser preferível morrer, ou até mesmo nunca ter nascido.



* 4-6: Um sistema social baseado na competição e na concorrência produz insegurança e trabalho insano. Isso só é resolvido quando a competição dá lugar à fraternidade e partilha, possibilitando que o homem viva tranqüilo.



* 7-12: A ganância e ambição fazem as pessoas viverem só para si mesmas. O relacionamento leva a viver melhor, pois nele se partilham dificuldades e conquistas, tristezas e alegrias.



* 13-16: Um governo absolutizado se distancia do povo e está a caminho da ruína. Alguém do povo se tornará líder e chegará ao poder, renovando a vida social. Mais tarde, porém, a mesma coisa se repetirá.



* 4,17-5,6: No relacionamento com Deus, o importante é se dispor obedientemente a colocar em prática o projeto dele. Não adianta prometer o que de antemão não se pretende cumprir. Com Deus não se brinca: ele vai cobrar a promessa feita.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002