Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

5

A fraqueza derrotará os poderosos -* 1 No terceiro dia, quando terminou de rezar, Ester tirou a roupa de luto e se vestiu com as roupas de rainha. 1a Vestida com esplendor, invocou o Deus que cuida de todos e que os salva. Tomou consigo duas escravas. Apoiava-se suavemente numa delas, com delicada elegância, enquanto a outra ia acompanhando e segurando a cauda do vestido. 1b No auge da beleza, Ester caminhava ruborizada, com o rosto alegre, como se ardesse de amor. Seu coração, porém, estava angustiado. 1c Ultrapassando todas as portas, Ester se encontrou na presença do rei. Ele estava sentado no trono real, vestido com todos os enfeites majestosos de suas aparições solenes, resplandecendo em ouro e pedras preciosas, e tinha aspecto terrível. 1d Ele ergueu o rosto incendiado de glória, e olhou num acesso de cólera. A rainha esmoreceu, apoiou a cabeça na escrava que a seguia, ficou pálida e desmaiou. 1e  Deus, porém, tornou manso o coração do rei, que ansioso correu do trono e tomou Ester nos braços, até que ela se recuperasse, e a reconfortou com palavras tranqüilizadoras: 1f «O que foi, Ester? Eu sou seu esposo. Coragem! Você não vai morrer. Nossa ordem é só para os súditos. Aproxime-se». 2 Ergueu o cetro de ouro, o pousou no pescoço de Ester, a beijou e pediu: «Fale comigo». 2a Ester lhe disse: «Senhor, eu o vi como um anjo de Deus e fiquei com medo de tanto esplendor. O senhor é admirável e seu rosto é fascinante». 2b Enquanto falava, Ester desmaiou. O rei ficou perturbado e todos os cortesãos procuravam reanimá-la. 3 O rei lhe perguntou: «O que , rainha Ester? Diga-me o que deseja, e eu lhe darei, nem que seja a metade do meu reino». 4 Ester respondeu: «Se parecer bem ao rei, venha hoje com Amã ao banquete que preparei para o senhor». 5 O rei disse: «Mandem convocar imediatamente Amã, para fazer o que Ester deseja».

O rei e Amã foram ao banquete preparado por Ester. 6 Enquanto bebiam vinho, o rei disse de novo a Ester: «Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. Mesmo que você peça a metade do meu reino, você a terá». 7 Ester respondeu: «Meu pedido e meu desejo é este: 8 se o rei quiser fazer-me um favor, se quiser ouvir meu pedido e satisfazer o meu desejo, venha com Amã ao banquete que lhe vou preparar amanhã. Então eu lhe direi».

9 Nesse dia, Amã saiu alegre e de bom humor. Mas, quando viu que Mardoqueu, na porta do palácio real, não se levantava nem se movia do lugar, ficou furioso contra Mardoqueu, 10 mas se conteve. Chegando em casa, chamou seus amigos e Zares, sua mulher. 11 E falou longamente a eles do esplendor de suas riquezas, de seus muitos filhos e de como o rei o tinha engrandecido, colocando-o acima de seus altos funcionários e ministros. 12 E acrescentou: «Além disso, a rainha Ester convidou somente a mim e ao rei para um banquete que ela ofereceu. E mais ainda: estou de novo convidado para outro banquete com o rei, amanhã. 13 Isso tudo, porém, não me satisfaz, enquanto eu continuar vendo o judeu Mardoqueu sentado à porta do palácio». 14 Então sua mulher Zares e seus amigos propuseram: «Mande preparar uma forca de vinte e cinco metros. Pela manhã, peça ao rei que Mardoqueu seja nela enforcado. Depois você poderá ir contente para o banquete». Amã gostou da proposta e mandou preparar a forca.




* 5,1-14: Enquanto os poderosos se embriagam e se alienam em banquetes para sustentar o próprio poder, os oprimidos se conscientizam e se preparam para agir, através da oração e do jejum. Noutras palavras, sua necessidade e clamor chegam ao limite e os impelem a tomar posição. As situações estão prestes a se inverter: através da fraqueza dos oprimidos (Ester), Deus começa a agir para quebrar a força dos poderosos (Assuero) e derrotar o poder do inimigo (Amã). Enquanto isso, os oprimidos (Mardoqueu), mesmo ameaçados, não se dobram diante do opressor. É a resistência dos oprimidos desmascarando a «verdade» do opressor e acelerando os acontecimentos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002