Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
4
Débora e Barac -* 1 Depois que Aod morreu, os israelitas tornaram a fazer o que Javé reprova. 2 E Javé os entregou a Jabin, rei de Canaã, que reinava em Hasor. O general do exército era Sísara, e residia em Haroset-Goim. 3 Os israelitas clamaram a Javé, porque Jabin tinha novecentos carros de ferro e estava oprimindo duramente Israel, já fazia vinte anos.
4 Nesse tempo, era juiz em Israel a profetisa Débora, mulher de Lapidot. 5 Seu tribunal ficava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim. E os israelitas a procuravam para decidir suas questões. 6 Débora mandou chamar Barac, filho de Abinoem, que morava em Cedes de Neftali, e lhe disse: «Javé, Deus de Israel, manda que você vá ao monte Tabor e reúna dez mil homens das tribos de Neftali e Zabulon. 7 Javé atrairá para você, junto ao rio Quison, o chefe do exército de Jabin, Sísara, com seus carros e sua numerosa tropa, e o entregará a você». 8 Barac respondeu: «Se você for comigo, eu vou. Se você não for, eu não vou». 9 Débora respondeu: «Está bem. Eu vou com você. Mas a glória dessa expedição que você vai realizar não será sua, pois Javé entregará Sísara nas mãos de uma mulher». E Débora se dispôs para ir com Barac até Cedes. 10 Barac convocou Zabulon e Neftali em Cedes: dez mil homens se uniram a ele; e Débora também foi junto.
11 O quenita Héber tinha-se afastado da sua tribo, que era descendente de Hobab, sogro de Moisés, e tinha armado suas tendas junto do carvalhal de Saananim, perto de Cedes.
12 Informaram Sísara que Barac, filho de Abinoem, tinha subido ao monte Tabor. 13 Então Sísara mobilizou seus novecentos carros de ferro e toda a tropa de Haroset-Goim para ir ao rio Quison. 14 Débora disse a Barac: «Vamos. Hoje mesmo Javé vai entregar Sísara em seu poder. Javé está marchando à sua frente». Barac desceu do monte Tabor junto com seus dez mil homens. 15 Javé derrotou Sísara com todos os seus carros e todo o seu exército, diante de Barac. Sísara teve que descer do carro e fugir a pé. 16 Barac perseguiu o exército e os carros até Haroset-Goim. Todo o exército de Sísara caiu ao fio da espada, e nenhum homem conseguiu escapar.
17 Enquanto isso, Sísara fugiu a pé até a tenda de Jael, mulher do quenita Héber, pois havia paz entre Jabin, rei de Hasor, e a família de Héber, o quenita. 18 Jael saiu ao encontro de Sísara, e lhe disse: «Entre, meu senhor. Entre sem medo, pois a casa é sua». Sísara entrou na tenda e Jael o cobriu com um manto. 19 Sísara pediu: «Dê-me um pouco de água para beber, pois estou com sede». Jael abriu uma vasilha com leite, deu-lhe de beber e o cobriu. 20 Sísara lhe disse: «Fique na entrada da tenda. Se vier alguém e lhe perguntar se há alguém aqui dentro, você dirá que não». 21 Mas Jael, mulher de Héber, pegou uma das estacas da tenda, apanhou um martelo, aproximou-se na ponta dos pés e cravou a estaca nas têmporas de Sísara, até pregá-lo no chão. E Sísara morreu, enquanto dormia profundamente, por causa do cansaço.
22 Nesse momento, apareceu Barac, que estava perseguindo Sísara. Jael foi ao seu encontro, dizendo: «Venha comigo e eu lhe mostrarei o homem que você está procurando». Barac entrou na tenda e viu Sísara caído e morto, com a estaca cravada nas têmporas.
23 Nesse dia, Deus derrotou Jabim, rei de Canaã, diante dos israelitas. 24 Estes se tornaram cada vez mais fortes contra Jabin, rei de Canaã, até que o conseguiram eliminar.