Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
17
A função do líder é zelar pela comunidade -* 1 Javé falou a Moisés: 2 «Diga a Eleazar, filho do sacerdote Aarão, para tirar os incensórios do meio do fogo e espalhar as brasas, porque são santas. 3 Quanto aos incensórios desses homens, que pagaram o seu pecado com a própria vida, sejam transformados em chapas para revestir o altar, pois foram apresentados a Javé. Por isso ficaram consagrados e vão servir de lição para os filhos de Israel».
4 O sacerdote Eleazar pegou os incensórios de bronze trazidos pelos homens que o fogo havia destruído. Foram transformados em chapas para revestir o altar, 5 e assim lembrar aos filhos de Israel que nenhum estranho, que não seja da descendência de Aarão, deve apresentar-se para oferecer incenso a Javé, pois teria o mesmo destino de Coré e seu grupo. Eleazar fez tudo conforme Javé lhe havia ordenado por meio de Moisés.
6 No dia seguinte, toda a comunidade dos filhos de Israel protestou contra Moisés e Aarão, dizendo: «Vocês estão matando o povo de Javé». 7 E dado que a comunidade estava se amotinando contra Moisés e Aarão, estes foram para a tenda da reunião. A nuvem cobriu a tenda e a glória de Javé se manifestou. 8 Moisés e Aarão entraram na tenda, 9 e Javé lhes falou: 10 «Afastem-se dessa comunidade, pois vou consumi-la num instante!» Os dois se prostraram com o rosto por terra; 11 em seguida, Moisés disse a Aarão: «Pegue o incensório, coloque nele brasas do altar, coloque incenso, e vá depressa fazer a expiação pela comunidade, porque a ira de Javé se inflamou contra ela, e a praga já começou». 12 Aarão fez o que Moisés estava mandando, e correu para o meio da comunidade. Mas a praga já havia começado entre o povo. Então ele colocou o incenso, fez o rito de expiação pelo povo e, 13 ficando entre os mortos e os vivos, deteve a mortandade. 14 Os que morreram por causa da praga foram catorze mil e setecentos, além dos que morreram por causa de Coré. 15 Quando Aarão voltou para junto de Moisés, na tenda da reunião, a mortandade já tinha acabado.
16 Javé falou a Moisés: 17 «Diga aos filhos de Israel que tragam varas, uma para cada chefe de família, no total de doze, e cada um escreva nela o próprio nome. 18 Na vara de Levi, você deverá escrever o nome de Aarão, pois haverá uma vara para cada chefe de tribo. 19 Coloque as varas na tenda da reunião, diante do documento da aliança que eu fiz com eles. 20 A vara daquele que eu escolher, florescerá. Desse modo eu acabarei com os protestos dos filhos de Israel contra vocês».
21 Moisés pediu que os filhos de Israel lhe trouxessem doze varas, uma para cada chefe de tribo, e entre elas a vara de Aarão. 22 Moisés colocou as varas diante de Javé, na tenda da aliança. 23 No dia seguinte, Moisés entrou na tenda da aliança, e viu que havia florescido a vara de Aarão, representante da tribo de Levi: estava cheia de brotos, tinha dado flores e produzido amêndoas. 24 Moisés tirou as varas da presença de Javé e as levou aos filhos de Israel. Eles verificaram o fato e cada um recolheu a sua vara.
25 Javé disse a Moisés: «Coloque de novo a vara de Aarão diante do documento da aliança, para que seja conservada como advertência contra os rebeldes. Desse modo eles não murmurarão contra mim, e não morrerão». 26 E Moisés fez exatamente conforme Javé tinha ordenado.
Funções de sacerdotes e levitas -* 27 Os filhos de Israel reclamaram a Moisés: «Veja: nós vamos morrer, estamos todos perdidos. 28 Quem se aproxima do santuário de Javé acaba morrendo. Será que todos nós vamos morrer?»