Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

Solidariedade através da oração -* 1 De resto, irmãos, rezem por nós, a fim de que a palavra do Senhor se espalhe rapidamente e seja bem recebida, como acontece entre vocês. 2 Rezem também para que Deus nos livre dos homens ímpios e maus, porque nem todos têm . 3 O Senhor, porém, é fiel. Ele manterá vocês firmes e os guardará do Maligno. 4 Temos plena confiança no Senhor de que vocês fazem e continuarão a fazer o que mandamos. 5 Que o Senhor lhes dirija o coração para o amor a Deus e a perseverança de Cristo.

Quem não quer trabalhar, não coma -* 6 Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo ordenamos: fiquem longe de qualquer irmão que vive sem fazer nada e não segue a tradição que recebeu de nós. 7 Vocês sabem como devem imitar-nos: nós não ficamos sem fazer nada quando estivemos entre vocês, 8 nem pedimos a ninguém o pão que comemos; pelo contrário, trabalhamos com fadiga e esforço, noite e dia, para não sermos um peso para nenhum de vocês. 9 Não porque não tivéssemos direito a isso, mas porque nós quisemos ser um exemplo para vocês imitarem. 10 De fato, quando estávamos entre vocês, demos esta norma: quem não quer trabalhar, também não coma. 11 Ouvimos dizer que entre vocês existem alguns que vivem à toa, sem fazer nada e em contínua agitação. 12 A essas pessoas mandamos e pedimos, no Senhor Jesus Cristo, que comam o próprio pão, trabalhando em paz.

13 Quanto a vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem. 14 Se alguém não obedecer ao que dizemos nesta carta, tomem nota e interrompam as relações com ele, para que crie vergonha; 15 mas não o tratem como um inimigo; ao contrário, corrijam-no como irmão.

Saudações finais -* 16 Que o próprio Senhor da paz lhes conceda a paz, sempre e de todos os modos. O Senhor esteja com todos vocês.

17 A saudação é de meu próprio punho: Paulo. Este é o sinal que distingue minhas cartas. É a minha letra.

18 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês!

 




* 3,1-5: Ao lado da prática da fé, a oração em favor dos evangelizadores exprime a solidariedade no testemunho e na difusão do Evangelho.



* 6-15: Com seu exemplo, Paulo mostra que um pregador ou agente de pastoral em casos excepcionais pode ser liberado pela comunidade e ser sustentado por ela. Mas insiste: em situações normais, os responsáveis devem viver do próprio trabalho, para se dedicarem gratuitamente ao serviço do Evangelho. O Apóstolo também caracteriza os «beatos» da comunidade: vivem à custa dela e são peritos em perturbar os outros. As tensões normais que poderiam facilmente ser superadas se agravam por causa desses «fofoqueiros espirituais’.’



* 16-18: Pensando talvez nos perigos a que se referiu em 2,2, Paulo salienta que estas últimas palavras, escritas de próprio punho, são uma assinatura e garantia de que a carta é autêntica.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002