Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

2

O Evangelho autêntico -* 1 Portanto, se um conforto em Cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, 2 completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. 3 Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. 4 Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. 5* Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo:

6         Ele tinha a condição divina,

mas não se apegou a sua igualdade com Deus.

7         Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo,

assumindo a condição de servo

e tornando-se semelhante aos homens.

Assim, apresentando-se como simples homem,

8         humilhou-se a si mesmo,

tornando-se obediente até a morte,

e morte de cruz!

9         Por isso, Deus o exaltou grandemente,

e lhe deu o Nome

que está acima de qualquer outro nome;

10        para que, ao nome de Jesus,

se dobre todo joelho

no céu, na terra e sob a terra;

11        e toda língua confesse

que Jesus Cristo é o Senhor,

para a glória de Deus Pai.

A tarefa da comunidade cristã -* 12 Portanto, meus amados, obedecendo como sempre, não só como no tempo em que eu estavapresente, mas muito mais agora que estou longe, continuem trabalhando com temor e tremor, para a salvação de vocês. 13 De fato, é Deus que desperta em vocês a vontade e a ação, conforme a sua benevolência.

14 Façam tudo sem murmurações e sem críticas, 15 para serem inocentes e íntegros, como perfeitos filhos de Deus que vivem no meio de gente pecadora e corrompida, onde vocês brilham como astros no mundo, 16 apegando-se firmemente à Palavra da vida. Desse modo, no Dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido ou me esforçado em vão. 17 E mesmo que o meu sangue seja derramado sobre o sacrifício e sobre a oferta da que vocês têm, eu fico contente e me alegro com todos vocês. 18 Assim, também vocês fiquem contentes e se alegrem comigo.

Timóteo e Epafrodito: companheiros na luta -* 19 Espero no Senhor Jesus enviar-lhes logo Timóteo, para que também eu me anime com as notícias de vocês. 20 De fato, ele é o único que sente como eu, e se preocupa sinceramente com os problemas de vocês. 21 Porque todos os outros buscam os próprios interesses, e não os de Jesus Cristo. 22 Vocês mesmos sabem como Timóteo deu provas do seu valor: como filho junto do pai, ele se colocou ao meu lado a serviço do Evangelho. 23 Espero, portanto, enviá-lo a vocês logo que eu veja claro como vai ficar a minha situação. 24 Além disso, tenho no Senhor de que eu mesmo possa logo ir até aí.

25 No momento, achei necessário enviar a vocês Epafrodito, este nosso irmão que é também meu companheiro de trabalho e de luta, que vocês mesmos mandaram para atender às minhas necessidades. 26 Ele estava com muita saudade de todos vocês, e ficou muito preocupado, porque vocês souberam que ele estava doente. 27 De fato, ele esteve muito doente, e quase morreu. Deus, porém, teve pena dele, e nãodele, mas também de mim, para que eu não ficasse numa tristeza ainda maior. 28 Por isso, apressei-me em mandá-lo: assim vocês poderão -lo de novo, ficarão contentes, e eu não ficarei preocupado. 29 Recebam Epafrodito no Senhor, com grande alegria. Tenham grande estima por pessoas como ele, 30 pois quase morreu pela causa de Cristo, arriscando a sua vida para atender às minhas necessidades, em nome de vocês.




* 2,1-4: Paulo convida a comunidade a evitar as divisões causadas pelo espírito de competição, pelo desejo de receber elogios e pela busca dos próprios interesses. Tais vícios denotam o fechamento egoísta e a autopromoção à custa dos outros. A comunidade deve zelar pela harmonia interna e, para isso, é necessário que haja humildade, cada um considerando os outros superiores a si, e que o empenho tenha sempre em vista o bem comum.



* 5-11: Citando um hino conhecido, Paulo mostra qual é o Evangelho da cruz, o Evangelho autêntico, e apresenta em Cristo o modelo da humildade. Embora tivesse a mesma condição de Deus, Jesus se apresentou entre os homens como simples homem. E mais: abriu mão de qualquer privilégio, tornando-se apenas homem que obedece a Deus e serve aos homens. Não bastasse isso, Jesus serviu até o fim, perdendo a honra ao morrer na cruz, como se fosse criminoso. Por isso Deus o ressuscitou e o colocou no posto mais elevado que possa existir, como Senhor do universo e da história. Os cristãos são convidados a fazer o mesmo: abrir mão de todo e qualquer privilégio, até mesmo da boa fama, para pôr-se a serviço dos outros, até o fim.



* 12-18: A vida da comunidade não deve depender da presença dos seus dirigentes e líderes, e sim da obediência a Deus, a exemplo de Cristo (2,8). Inserida na sociedade, a tarefa da comunidade cristã é ser a família de Deus que se torna luz do mundo, por meio do testemunho do Evangelho, «Palavra de vida’.’



* 19-30: Paulo não se preocupa apenas em doutrinar a comunidade. Ele também é sensível às necessidades humanas: amizade, afeto, gratidão, auxílio mútuo, problemas pessoais, boa acolhida. Timóteo, cujo nome aparece vinte e quatro vezes no NT, é o maior colaborador do Apóstolo. Epafrodito, talvez jovem, fora enviado pela comunidade para atender às necessidades de Paulo na prisão.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002