PAULUS lança O Livro do Sentido, de Frei Clodovis Boff | Paulus Editora

Releases

31/03/2014

PAULUS lança O Livro do Sentido, de Frei Clodovis Boff

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O livro do sentido – Crise e busca de sentido hoje (parte crítico-analítica)
Autor: Frei Clodovis Boff
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Páginas: 576
Formato: 16 cm x 23 cm
Área de interesse: Filosofia e ciências humanas

A questão do sentido da vida é uma das perguntas mais angustiantes que se fazem hoje, especialmente entre os jovens. É, de fato, a questão humana mais profunda e decisiva de todas. De todos os lugares e de todos os tempos. Mas é na sociedade moderna que ela se tornou particularmente urgente e dramática.

Baseado nesta afirmativa, Frei Clodovis Boff lança, pela PAULUS, a sua mais nova obra: O livro do sentido – Crise e busca de sentido hoje (parte crítico-analítica). Nela, o autor elenca diversos sintomas da falta de sentido hoje: a depressão crescente, os suicídios em alta (especialmente entre os jovens), a difusão das drogas, a desnatalidade deliberada, a banalização do sexo, a violência difusa e o advento da frivolidade. “Tudo isso configura esvaziamento dos valores e desamor pela vida”, explica.

“A crise de sentido vem de que nossa sociedade é fundamentalmente desencantada. Nela, as coisas perderam seu sabor e a vida se tornou sem graça e tediosa. Por que? Porque eliminamos a dimensão transcendente da vida, de modo que nada mais tem transcendência, valor e encanto”, completa Boff.

A obra, dividida em nove capítulos, aborda o niilismo, que significa falta de sentido, ou seja, falta de um sentido último consistente, verdadeiro, que dê sentido a tudo, inclusive à morte. De acordo com o autor, sem tal sentido, que é como um âncora existencial, a vida e as coisas da vida vão a pique e se aniquilam. “Niilismo vem justamente do latim ‘nihil’, que significa nada”.

A leitura é recomendada a todos, uma vez que a questão do sentido não poupa ninguém. Mas se dirige mais especialmente ao público jovem e aos intelectuais. São esses que sofrem mais de perto a tentação do niilismo e que o difundem sobre toda a sociedade.

O livro do sentido – Crise e busca de sentido hoje (parte crítico-analítica) é o primeiro de uma trilogia. É a parte do “ver”: analisar a situação da falta e da busca de sentido hoje. A segunda parte é o “julgar”: examinar aqui onde se encontra realmente o sentido da vida; e a última parte trata do “agir”: como encontrar e viver o sentido da vida. “Mas já antecipo na primeira parte o essencial das duas últimas. Com essa trilogia busco balizar um terreno vitalíssimo da problemática humana, mas que permanece até hoje teoricamente por demais vaporoso”, finaliza o autor.

Clodovis Boff nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos de Maria. Ordenou-se presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese “Teologia e prática”, sobre a metodologia da “Teologia da libertação” (1976). Foi professor na PUC do Rio de Janeiro, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção de São Paulo (SP), no “Studium Theologicum” de Curitiba (PR), e na Pontifícia Faculdade “Marianum” de Roma. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba (PR). Mora nessa cidade, onde colabora na Comunidade de formação de sua Ordem, Santa Maria dos Servos, assim como na Paróquia “Maria Mãe da Igreja”. Entre as obras publicadas, contam-se: Teologia e prática: teologia do político e suas mediações (Vozes, 1978); Como trabalhar com o povo: metodologia do trabalho popular (Vozes, 1984); Como fazer Teologia da Libertação (com L. Boff ,Vozes, 1986); Teoria do Método Teológico (Vozes, 1998); Introdução à mariologia (Vozes, 2004); Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade (Paulus, 2006); A Regra de Santo Agostinho: apresentação e comentários (Vozes, 2009); Dogmas marianos: síntese catequético-pastoral (Ave-Maria, 2010); Escatologia: breve tratado teológico-pastoral (Ave-Maria, 2012); além de numerosos artigos.

Angélica Feliciano
[email protected]
(11) 5087-3734