Livro da PAULUS relaciona movimentos de imigração com religião | Paulus Editora

Releases

08/06/2016

Livro da PAULUS relaciona movimentos de imigração com religião

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Mobilidade Humana e Identidades Religiosas
Autor: Fábio Baggio (coord.), Paolo Parise (coord.) e Wagner Lopez Sanchez (coord.).
Acabamento: Brochura
Formato: 14,5 cm x 21 cm
Páginas: 400
Área de interesse: Pastoral

Mobilidade Humana e Identidades Religiosas propõe uma reflexão sobre as formas de organização das sociedades atuais

A PAULUS acaba de lançar o livro Mobilidade Humana e Identidades Religiosas. Organizado pelos professores Fábio Baggio, Paolo Parise e Wagner Lopes Sanchez, a obra lida com uma preocupação constante, mas que se intensificou nos últimos anos. O chamado “êxodo sírio” tem despontado com muita força, desde que começou a guerra civil na região, causando apreensão em todo o mundo.

A escalada migratória na Europa tem colocado na pauta da imprensa, dos governos e dos organismos humanitários não só o tema da migração, mas também a gravidade de suas causas e a necessidade de se encontrarem soluções para esse problema que vai além das medidas paliativas.

O livro revela que os movimentos migratórios atuais nos obrigam a pensar a própria forma de organização das sociedades atuais, que não estão fundadas na justiça e igualdade. Dessa forma, os fenômenos migratórios não podem ser vistos como ocasionais e localizados, mas como parte de um sistema social que expulsa as pessoas de suas terras e as exclui.

Ajudar e acolher essas pessoas que deixam para trás a sua cultura, famílias, amigos e condições materiais é na atualidade uma das exigências éticas mais importantes. Assim como o projeto de construir sociedades que não obriguem as pessoas a migrar e que ofereça estruturas sociais mínimas para uma vida mais digna e ética.

Fábio Baggio é professor na Pontifícia Universidad Urbaniana de Roma.

Paolo Parise é doutor em teologia, professor no ITESP e membro da coordenação da Missão Paz, São Paulo.

Wagner Lopes Sanchez é mestre e doutor em sociologia pela PUC-SP.