Dia 28 – 26° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 28 – 26° DOMINGO COMUM

REZAR SEMPRE PARA FAZER A VANTADE DE DEUS

No tempo de Jesus, os publicanos ou cobradores de impostos eram um grupo odiado por muitos. Eram considerados traidores de seu povo, pois trabalhavam para os romanos, que, em nome da paz e da segurança, tratavam as pessoas com violência e cobravam taxas dos povos dominados. As prostitutas também eram odiadas e tratadas com desprezo, por causa da vida que levavam. Mesmo assim, Jesus diz aos chefes religiosos de sua época que aquele tipo de gente iria entrar no reino de Deus antes deles. Não parece estranho? Como é que pessoas que vivem mais em contato com a religião podem ser deixadas para trás no caminho do reino de Deus, enquanto entram na frente outros que tiveram vida notória de pecado?

Certamente Jesus não quer incentivar ninguém a viver da exploração do povo, como também não quer justificar a prostituição, que ainda em nossos dias transforma mulheres e homens em mercadoria de prazer. Mas Jesus também não concorda com o tipo de religião praticada por aqueles líderes religiosos, que falavam muito de Deus, mas não se convertiam. Conheciam as Escrituras de cor, mas não praticavam a justiça. Jesus nos ensina que, mais do que nossas palavras, o que nos salva são nossas atitudes.

Entretanto, não pensemos que ele esteja dizendo que a oração, as práticas de piedade e as pregações são coisas sem importância. Pelo contrário, é pela oração constante e perseverante que conhecemos a vontade de Deus. As prostitutas e os publicanos se converteram à justiça do reino de Deus porque tiveram fé, acreditaram na Palavra anunciada por João Batista. Não deixemos, portanto, de pedir a Deus que tenhamos uma vida equilibrada de oração e ação, para que nossos gestos sejam coerentes com aquilo que dizem nossos lábios.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar