Dia 24 – 21º Domingo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 24 – 21º Domingo Comum

QUEM É JESUS PARA NÓS?

O trecho do evangelho de hoje apresenta-nos Jesus em companhia de seus discípulos. Enquanto caminhavam, ele lhes perguntou: “Quem dizem os homens que é o Filho do homem?” Ao que eles responderam, dando várias opiniões sobre o que os outros pensavam de Jesus. Então ouviram dele nova pergunta: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Sem hesitar, Pedro tomou a palavra: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Esta é a profissão de fé feita por Pedro; ele reconhece em Jesus o Messias, aquele que veio realizar o plano salvífico de Deus e levar a humanidade a aderir ao projeto do reino.

A resposta de Pedro foi o resultado de sua familiaridade e convivência com Jesus, foi o resultado de sua experiência pessoal com o Mestre e com o seu projeto de vida. Isso porque só pode responder bem a essa pergunta aquele que deseja cumprir a vontade do Pai e fazer dela a norma do próprio viver.

Com o evangelho de hoje, o Senhor convida-nos – cada um pessoalmente – a responder à mesma pergunta: E você, quem diz que eu sou? Tanto no passado como no presente, são muitas as opiniões sobre Jesus. E nossa resposta é fundamental, na medida em que nenhum discípulo pode se comprometer com o seguimento de seu mestre sem saber nem compreender quem é ele na sua vida, qual é o seu projeto, quais são as exigências para segui-lo…

A vida cristã é o compromisso pessoal com Cristo, assumido sempre dentro de uma comunidade. Por isso não podemos basear a nossa caminhada somente no testemunho de outros a respeito da pessoa de Jesus, mas faz-se necessária a nossa própria experiência e empenho de participar ativamente do projeto do reino. Como? Testemunhando Cristo ressuscitado e presente no meio de nós por meio de nossas atitudes, de nosso jeito de viver com os outros na família e na comunidade, de nosso espírito orante e atento ao que o Senhor deseja falar à nossa vida… .

O reconhecimento de Jesus é fruto da vivência do seu evangelho, do nosso esforço em buscar corresponder ao projeto de Deus. Assim a nossa resposta àquela pergunta crucial precisa brotar da profundidade do relacionamento que temos com Jesus, de nossa experiência íntima com ele. Que Deus nos ajude.

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar