25 de maio – 6º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
25 de maio – 6º Domingo da Páscoa

GUIADOS PELO ESPÍRITO

A comunidade cristã é chamada à vida no Espírito. Viver no Espírito é deixar-se guiar pela verdade. Triste seria se a comunidade se deixasse levar pela onda da distração e se tornasse igual ao mundo insensível. Jesus afirma que esse mundo não vê nem conhece o Espírito. Aos discípulos ele assegura: “Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós” (Jo 14,17).

Há um monte sagrado dentro de nós. Nele habita o Espírito. Por isso a comunidade, mesmo passando por tentações, é capaz de superá-las, se guiada pelo Espírito. Os discípulos de todos os tempos e lugares, a exemplo do Mestre, são chamados a empreender esforços para não se desviarem da estrada de Jesus, do caminho que tem o Espírito como guia. É pelo Espírito que a comunidade vencerá todos os obstáculos.

É o Espírito que faz a pessoa e a comunidade livres e abertas à novidade. O Espírito é livre (Jo 3,8) e gerador de vida em plenitude (Jo 10,10). Isso tem implicações: quer dizer que não está ausente da realidade do mundo presente, habitando nas nuvens, mas suscita a vida conforme Deus manifesta em Jesus: a prática do amor fraterno.

O Espírito não é algo meramente interior, espiritualista, individual. O Espírito age na comunidade. Quem acolhe o Verbo feito carne (Jo 1,14) é renovado pelo Espírito.

Disso se conclui que cabe à comunidade cristã abrir-se ao novo, Jesus Cristo, e experimentar profundamente a graça do Espírito que se oferece a todos. Não é função da comunidade impedir ninguém do acesso ao dom. É missão da comunidade atitude de acolhida, tolerância, lealdade e, sobretudo, o respeito à pluralidade de dons inspirados pelo mesmo Espírito na comunidade. E mais que isso, ter a capacidade de pôr-se diante da sabedoria da cruz (1Cor 2,7-10), que no sentido concreto é a vivência da humildade. Só pelo Espírito se pode viver e realizar plenamente o projeto de Deus. Ele anima, institui, constitui e conduz a comunidade.

O Espírito, que está junto e dentro de nós, compromete-nos com a conservação e a vivência dos mandamentos. É o Espírito da vida que ilumina e impulsiona os discípulos e discípulas do Ressuscitado. Os que se deixam guiar por ele são capazes de ver e conhecer a verdade. Que nossos ouvidos estejam afinados e nosso coração sensível para acolher dentro de nós o Espírito Santo.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar