09 de fevereiro – 5º Domingo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
09 de fevereiro – 5º Domingo Comum

SER SAL E LUZ COM O EXEMPLO

No evangelho deste domingo, o Senhor fala-nos da nossa responsabilidade perante o mundo: “Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo”. Diz isso a todos os que querem ser seus discípulos, e apresenta o sentido da presença e da ação da comunidade cristã no mundo.

O sal: ninguém vive sem sal. Ele conserva os alimentos, preserva-os da corrupção e lhes dá sabor, torna-os agradáveis. A luz: é a primeira obra da criação e é símbolo do Senhor, do céu e da vida.

Os discípulos de Cristo são o sal da terra: dão sentido mais alto a todos os valores humanos, evitam a corrupção, trazem, com suas palavras, a sabedoria às pessoas. São também luz do mundo, a qual orienta e indica o caminho no meio da escuridão. Quando os cristãos vivem segundo a sua fé e têm um comportamento irrepreensível e simples, brilham como astros no mundo, na comunidade, em meio ao trabalho e aos seus afazeres, na vida cotidiana.

Um olhar à nossa volta é suficiente para vermos que, hoje em dia, é como se as pessoas houvessem perdido o sal e a luz de Cristo. Os vícios se espalham facilmente: a imoralidade, o ódio, a violência, a exploração, a vingança… Num mundo onde cada qual procura o próprio interesse, o cristão é chamado a ser o sal que conserva. Ele revive, permanentemente e em favor de todos os princípios da doação de si aos irmãos e irmãs.

Transformaremos verdadeiramente o mundo à medida que o ensinamento começar com o testemunho da nossa própria vida. Se formos exemplares na vida social, no trabalho, na comunidade; se dedicarmos à família o tempo de que os filhos e os pais necessitam; se os que nos rodeiam virem que estamos alegres mesmo em meio às contrariedades e à dor; se formos cordiais, então crerão nas nossas obras mais do que em qualquer outro discurso e sentir-se-ão atraídos pelo ideal de vida que as nossas ações lhes revelam.

Assim, poderemos mostrar ao mundo o que significa seguir verdadeiramente o Senhor no cotidiano, tal como os primeiros cristãos. São Paulo insistia com os fiéis de Éfeso: “Eu vos exorto a andar de uma maneira digna da vocação a que fostes chamados” (Ef 4,1). O exemplo prepara a terra em que a palavra frutificará.

Sejamos conhecidos como homens e mulheres de esperança, simples, verazes, alegres, trabalhadores, otimistas; comportemo-nos como pessoas que cumprem retamente os seus deveres e sabem atuar a todo o momento como filhos de Deus, sem se deixar arrastar por qualquer vento. A vida cristã constituirá, então, um sinal claro da presença do Espírito de Cristo na sociedade, na comunidade.

Por isso, convém perguntar-nos com frequência na nossa oração pessoal se os que vivem conosco, nossos colegas de trabalho, nossos familiares e amigos se veem levados a glorificar a Deus quando presenciam nossas ações, porque veem nelas a luz de Cristo. Seria um bom sinal de que em nós há luz e não escuridão, amor de Deus e não tibieza.

Pedimos hoje à Virgem Maria que saibamos ser sal que impede a corrupção das pessoas e da sociedade e luz que não só ilumine, mas aqueça com a vida e com a palavra; que estejamos sempre acesos no amor, não apagados; que a nossa conduta reflita o rosto amável de Jesus Cristo.

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar