Obra de Néstor Míguez utiliza estilo narrativo para contar a vida de Jesus | Paulus Editora

Releases

16/05/2013

Obra de Néstor Míguez utiliza estilo narrativo para contar a vida de Jesus

Por Imprensa

Serviço
Título: Um Jesus Popular – Para uma cristologia narrativa
Autor: Néstor Míguez
Coleção: Novos Caminhos da Teologia
Acabamento: Costurado
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 248 páginas
Área de interesse: Teologia

O lançamento oficial da obra acontecerá dia 20 de maio, segunda-feira, às 20h30, na IBAB – Igreja Batista de Água branca, que fica na Rua Robert Bosch, 116, Barra Funda, São Paulo/SP

“Vou ser atrevido. Colocar-me-ei na mente dos autores, inventarei suas artimanhas, resgatarei os autores não nomeados do texto bíblico, aqueles que Jesus amou, curou, aos quais devolveu a dignidade e a esperança, que aparecem anônimos, misturados entre a multidão. Imaginarei reportagens impossíveis, saltos no tempo que tornem vivo o que deve permanecer vivo”.

Com este segmento o autor abre novos caminhos, contando a história de Jesus de um modo menos científico, trocando duras expressões dogmáticas por uma bela história. A obra usa um estilo narrativo para a vida de Jesus, mostrando a teologia e ciência bíblica em uma perspectiva que nos aproxima mais do relato do que da erudição filosófica.

Dividido em seis partes, Um Jesus Popular – Para uma cristologia narrativa, da PAULUS, relata desde o nascimento de Jesus até a sua Ressurreição. Logo na primeira parte, a promessa de uma bela narrativa se faz presente quando aborda a chegada de Maria ao estábulo: “Eram, aproximadamente, onze horas da manhã. Vi que eles vinham de longe. Ela sentada no burro, ele caminhando a pé, devagar”, narra.

Além das narrativas, em um dos inúmeros pontos altos da obra, o autor apresenta entrevistas em Jerusalém, onde personagens bíblicos (Ana, Menahem, Esra e Barsabás) contam com as próprias palavras suas histórias. O leitor ainda encontrará, no final do livro, uma sinopse dos dois últimos livros publicados pela mesma coleção.

Mais uma novidade no catálogo de Teologia da PAULUS, Um Jesus Popular – Para uma cristologia narrativa pertence à coleção Novos Caminhos da Teologia, que conta com mais dois títulos: Deus em nós – O reinado que acontece no amor solidário aos pobres, de Hugo Assmann e Jung Mo Sung e A maldição que pesa sobre a lei – As raízes do pensamento crítico em Paulo de Tarso, de Franz Hinkelammert.

Néstor Míguez é pastor da Igreja Evangélica Metodista Argentina, doutor em Teologia, professor titular nas áreas de Bíblia (Novo Testamento) e Teologia Sistemática, e diretor de pesquisas no Instituto Universitário ISE-DET. Há muitos anos trabalha como docente-facilitador da leitura popular da Bíblia.