Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

8

As mulheres servem a Jesus -* 1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres, que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

Uma colheita custosa -* 4 Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades as pessoas iam até Jesus. Então ele contou esta parábola: 5 «O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram, e comeram tudo. 6 Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. 8 Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.» Dizendo isso, Jesus exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça

O mistério da missão de Jesus -* 9 Os discípulos perguntaram a Jesus o significado dessa parábola. 10 Jesus respondeu: «A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam

Compreender a Palavra nos conflitos -* 11 «A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem. 13 Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento, acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14 O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15 O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança

Ouvir e agir -* 16 «Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Ele a coloca no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17 De fato, tudo o que está escondido, deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo, deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18 Portanto, prestem atenção como vocês ouvem: para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter

A verdadeira família de Jesus -* 19 A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: «Tua mãe e teus irmãos estãofora, e querem te ver21 Jesus respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática

Jesus é o Senhor da história -* 22 Certo dia, Jesus entrou numa barca com seus discípulos, e disse: «Vamos para o outro lado do lago.» E partiram. 23 Enquanto navegavam, Jesus adormeceu. Nisso, um vento forte atingiu o lago: a barca se enchia de água, e eles corriam perigo. 24 Os discípulos se aproximaram e acordaram Jesus, dizendo: «Mestre, Mestre, estamos morrendoEntão Jesus se levantou e ameaçou o vento e o furor das águas. Estes pararam, e a calma voltou. 25 Jesus disse aos discípulos: «Onde está a que vocês têmTomados de medo, eles ficaram admirados, e diziam entre si: «Quem é esse homem que ordens até para os ventos e a água, e eles lhe obedecem

Jesus desaliena os homens -* 26 Jesus e os discípulos desembarcaram na região dos gerasenos, que está diante da Galiléia. 27 Ao descer à terra, um homem da cidade foi ao encontro de Jesus. Ele era possuído por demônios, e muito tempo não se vestia, nem morava em casa, mas nos túmulos. 28 Vendo Jesus, o homem começou a gritar, caiu aos pés dele, e falou com voz forte: «Que entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Eu te peço, não me atormentes29 O homem falou assim, porque Jesus tinha mandado que o espírito mau saísse dele. De fato, muitas vezes o espírito tinha tomado posse dele. Para protegê-lo, o prendiam com correntes e algemas; ele, porém, arrebentava as correntes, e o demônio o levava para lugares desertos. 30 Então Jesus lhe perguntou: «Qual é o seu nome?» Ele respondeu: «Meu nome é LegiãoPois muitos demônios tinham entrado nele. 31 Os demônios pediam que Jesus não os mandasse para o abismo.

32 Haviaperto uma numerosa manada de porcos, pastando na montanha. Os demônios pediram a Jesus que os deixasse entrar nos porcos. Jesus deixou. 33 Os demônios saíram do homem, e entraram nos porcos. E a manada atirou-se monte abaixo para dentro do lago, onde se afogou.

34 Vendo o que havia acontecido, os homens que cuidavam dos porcos saíram correndo, e espalharam a notícia na cidade e nos campos. 35 E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus, e encontraram o homem, de quem os demônios tinham saído, sentado aos pés de Jesus; estava vestido e no seu perfeito juízo. E ficaram com medo. 36 Os que tinham presenciado o fato anunciaram a eles como o endemoninhado tinha sido salvo. 37 E todo o povo da região dos gerasenos pediu que Jesus fosse embora, para longe deles, porque estavam tomados de grande medo. Jesus entrou na barca, e foi embora. 38 O homem de quem os demônios tinham saído pedia para ficar com Jesus. Mas Jesus o despediu, dizendo: 39 «Volte para sua casa, e conte tudo o que Deus fez por você.» E ele foi embora, proclamando pela cidade inteira tudo o que Jesus havia feito em seu favor.

Restaurar os homens na vida total -* 40 Ao voltar, Jesus foi recebido pela multidão, pois todos o esperavam. 41 Nesse momento, chegou um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga do lugar. Caiu aos pés de Jesus, e pediu com insistência que Jesus fosse à sua casa, 42 porque ele tinha uma filha única, de doze anos, que estava morrendo. Enquanto Jesus caminhava, as multidões o apertavam.

43 Em certo momento chegou uma mulher sofrendo de hemorragia doze anos, e ninguém tinha conseguido curá-la. 44 Ela foi por trás, e tocou na barra da roupa de Jesus. No mesmo instante a hemorragia parou. 45 Então Jesus perguntou: «Quem foi que tocou em mim?» Todos negaram, e Pedro disse: «Mestre, as multidões te cercam e te apertam46 Então Jesus disse: «Alguém me tocou, pois eu senti que uma força saiu de mim.» 47 A mulher, vendo que tinha sido descoberta, foi tremendo, e caiu aos pés de Jesus. Contou diante de todos o motivo por que ela havia tocado em Jesus, e como tinha sido curada no mesmo instante. 48 Jesus disse à mulher: «Minha filha, sua curou você. em paz

49 Jesus ainda estava falando, quando um mensageiro da casa do chefe da sinagoga chegou, dizendo: «Sua filha morreu; não incomode mais o Mestre50 Jesus ouviu a notícia, e disse a Jairo: «Não tenha medo; apenas tenha , e ela será salva51 Quando chegou à casa, Jesus não deixou ninguém entrar com ele, a não ser Pedro, João e Tiago, junto com o pai e a mãe da menina. 52 Todos choravam e batiam no peito por causa dela. Jesus disse: «Não chorem: ela não morreu. Está apenas dormindo53 Os presentes começaram a zombar de Jesus, pois sabiam que a menina estava morta. 54 No entanto, Jesus tomou a menina pela mão e a chamou, dizendo: «Menina, levante-se.» 55 A menina voltou a respirar, levantou-se no mesmo instante, e Jesus mandou que lhe dessem de comer. 56 Seus pais ficaram muito admirados. E Jesus lhes ordenou que não dissessem nada a ninguém sobre o que havia acontecido.




* 8,1-3: Jesus continua sua missão, e vai formando uma comunidade nova, a partir daqueles que são marginalizados pela sociedade do seu tempo, como eram as mulheres. Elas também são parte integrante do grupo que acompanha Jesus.



* 4-8: Cf. nota em Mt 13,1-9.



* 9-10: Cf. nota em Mc 4,10-12.



* 11-15: Cf. notas em Mc 4,13-20 e Mt 13,18-23.



* 16-18: Cf. nota em Mc 4,21-25. Quem não age, perde até mesmo a compreensão que pensa ter.



* 19-21: Jesus instaura novas relações entre os homens, que começam a existir quando os homens põem em prática a palavra do Evangelho, continuando a missão de Jesus.



* 22-25: Cf. notas em Mc 4,35-41 e Mt 8,23-27.



* 26-39: Jesus leva aos pagãos a nova história, que se inicia com a expulsão dos demônios. A novidade provoca o medo naqueles que estão habituados com a alienação. Só quem conseguiu sair dela, por intermédio de Jesus, é que possui coragem para ser proclamador da Boa Notícia. Cf. também notas em Mc 5,1-20 e Mt 8,28-34.



* 40-56: Cf. nota em Mc 5,21-43.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002