Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

30

Alianças enganadoras -* 1 Ai de vocês, filhos rebeldes! - oráculo de Javé. Vocês fazem planos que não nascem de mim, fazem acordos sem a minha inspiração, de maneira que amontoam erros e mais erros. 2 Descem a caminho do Egito sem perguntar a minha opinião; pedem a proteção do Faraó e querem se abrigar à sombra do Egito. 3 No entanto, a proteção do Faraó será para vocês um fracasso, e abrigar-se à sombra do Egito será uma decepção. 4 Quando autoridades de vocês chegarem a Tânis, quando os embaixadores tiverem chegado a Anúsis, 5 todos serão enganados por um povo inútil, do qual não vem ajuda nem proveito, masfracasso e decepção.

6 Oráculo contra as bestas do Sul. Através de uma região dura e difícil, de onde vêm leoas e leões rugidores, víboras e dragões voadores, levam a um povo inútil suas riquezas em lombos de burros, e seus tesouros em corcovas de camelos. 7 O Egito é vazio e inútil. Por isso, eu dei a ele o nome de Monstro inofensivo.

Documento de acusação -* 8 Agora, e escreva isto numa tabuinha; e registre tudo num livro, para que no futuro seja algo que os esteja sempre acusando. 9 Pois esse povo é rebelde, é gente mentirosa, que não quer ouvir a lei de Javé. 10 Eles dizem aos videntes: «Não tenham visões»; dizem aos profetas: «Não profetizem com sinceridade; falem para nós somente coisas agradáveis; profetizem ilusões; 11 afastem-se do caminho, retirem-se da vereda; parem de querer colocar diante de nós o Santo de Israel». 12 Por isso diz o Santo de Israel: que vocês desprezaram essa mensagem e querem se apoiar na opressão e na maldade, colocando aí a sua esperança, 13 então esse pecado será para vocês como rachadura que aparece provocando saliência numa parede alta, e esta, de repente, num segundo, vem abaixo, 14 e a parede se espatifa como pote de barro, sem nem piedade, e dele não se acha nem mesmo um caco para tirar uma brasa do fogão ou um gole d'água do poço.

15 Pois assim diz o Senhor Javé, o Santo de Israel: Na conversão e na calma está a salvação de vocês, e a força de vocês consiste em confiar e ficar tranqüilos. Mas vocês não quiseram 16 e até chegaram a dizer: «Não! Vamos fugir a cavalo». Pois então, fujam. «Nós montamos cavalos ligeiros». Pois seus perseguidores serão mais velozes. 17 Mil fugirão diante da ameaça de um só; e diante da ameaça de cinco, vocês todos vão fugir, sem ficar ninguém para trás, como poste no topo de um monte ou mastro no alto de uma colina.

Deus vai curar o seu povo -* 18 Entretanto, Javé espera a hora de mostrar piedade; ele toma a iniciativa de mostrar compaixão para com vocês, pois Javé é um Deus justo. Felizes todos os que nele confiam.

19 Povo de Sião que mora em Jerusalém, você não terá mais de chorar, pois ele vai se compadecer do clamor da sua súplica. Basta ele ouvir, que responderá. 20 Ainda que Javé lhes tenha dado pão racionado e água sob medida, aquele que instrui você não tornará a esconder-se, e os olhos de vocês estarão vendo aquele que é para vocês o Mestre. 21 Se vocês se desviarem para um lado ou para outro, ouvirão uma voz atrás: «O caminho é este; é por aqui que vocês devem ir». 22 E vocês terão como coisa impura as suas imagens de madeira revestida de prata e seus ídolos recobertos de ouro. Vocês vão jogá-las fora como coisa impura, dizendo: «Fora daqui». 23 Deus enviará chuva para as sementes que vocês semearem no campo, de modo que o alimento produzido pelo campo será farto e saboroso.

Nesse dia, o gado vai pastar em pastagens bem espaçosas. 24 Os bois e os animais que aram a terra comerão ração fermentada, abanada com e forcado. 25 No topo de cada monte, no alto de cada colina haverá riachos e fontes, no dia da grande mortandade, quando as torres caírem. 26 No dia em que Javé enfaixar as feridas do seu povo e lhe curar as chagas, a lua vai brilhar como o sol, e o brilho do sol será sete vezes maior, como o brilho de sete dias reunidos.

Castigo para o opressor -* 27 Olhem: Javé em pessoa vem de longe! Sua ira é ardente e seu furor é intolerável. Seus lábios estão cheios de indignação e sua língua é fogo abrasador. 28 Seu sopro é como o rio na enchente, que sobe até o pescoço. Ele vai sacudir as nações na peneira da calamidade e vai colocar na boca dos povos um freio que os desencaminhe. 29 Vocês, ao contrário, estarão cantando como em noite de festa, terão o coração alegre como quem dança ao som da flauta, enquanto caminham para a montanha de Javé, para a rocha de Israel. 30 Javé fará ouvir sua voz majestosa e mostrará seu braço que golpeia com ira ardente em meio a um fogo abrasador, raios, tempestade e chuva de pedras. 31 A Assíria ficará apavorada com a voz de Javé, pois ele vai feri-la com o seu bastão. 32 Cada vez que Javé a golpear com a vara do castigo, será acompanhado de tamborins e harpas; Javé combaterá contra a Assíria com guerra sagrada. 33 Porque faz tempo que Tofet está preparado e também está pronto para o rei; profunda e larga é a fogueira, com fogo e lenha em abundância: como rio de enxofre, o sopro de Javé vai acendê-la.




* 30,1-7: Em 702 a.C., Ezequias, rei de Judá, envia embaixadores ao Egito para pedir apoio contra a Assíria. O profeta critica violentamente essa atitude do rei, mostrando que tamanho esforço só levará à decepção, pois é inútil recorrer a uma grande potência para livrar-se de outra: nenhuma presta auxílio desinteressado. Além disso, o Egito, nessa época, era uma potência decadente, «um monstro inofensivo». É em si próprio que o povo deve encontrar força e coragem para não ceder às ameaças externas das grandes potências.



* 8-17: Já que os ouvintes de Isaías não quiseram escutá-lo, o profeta interrompe sua atividade por uns tempos. Antes, porém, deixa por escrito os oráculos já pronunciados para que, no futuro, sirvam de prova contra a geração que não acolheu a palavra de Javé. Quem recusa o apoio de Javé para confiar nas seguranças humanas sempre acaba frustrado. E é nesse momento que as pessoas recobram a consciência e reconhecem os próprios erros.



* 18-26: O trecho é um acréscimo feito no tempo do exílio na Babilônia. Um profeta atualiza os oráculos de Isaías frente à situação dos exilados, que já pagaram por seus pecados e esperam o retorno da misericórdia e graça de Javé.



* 27-33: Em 701 a.C., o exército assírio invade Judá e cerca Jerusalém. Uma peste, no entanto, faz que o exército se retire em debandada. O povo queima, então, os cadáveres junto com as armas e carros que o exército havia abandonado (cf. Sl 46,9-11). Certamente, foi a grande fogueira e a derrota da Assíria que fizeram o povo lembrar o anjo exterminador de Ex 12 e a teofania do Sinai (cf. Ex 19). Tofet é o lugar dos sacrifícios humanos ao deus Moloc no vale de Enom ou Geena, situado fora de Jerusalém.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002