Títulos da PAULUS abordam a importância dos idosos na família e sociedade | Paulus Editora

Notícias

14/06/2021

Títulos da PAULUS abordam a importância dos idosos na família e sociedade

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Criado em 2006, o Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, celebrado em 15 de junho, busca informar, conscientizar e prevenir todo tipo de violência contra os idosos.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, quer celebrar a vida da terceira idade e reforçar que o idoso ainda é capaz de contribuir no seio da família e da sociedade, transmitindo seus valores, sua sabedoria e sua experiência de vida.

No Brasil, além da Constituição Federal, o Estatuto do Idoso reforça a proteção contra esta parcela da população, muitas vezes fragilizada e em situação de vulnerabilidade física, emocional, social e, muitas vezes, econômica.

Para auxiliar na reflexão do tema, a PAULUS indica títulos que abordam as questões da terceira idade, como a vivência com os filhos e netos, a perda do companheiro/a e pessoas próximas e a valorização dos idosos nas famílias.

Confira!

Bisaliques – eta bisa boa

“Bisaliques – eta bisa boa!”, de Tatiana Belinky, ilustrado por Claudia Scatamacchia, é uma homenagem às avós e bisavós. De forma bem humorada, Tatiana retrata a vida de uma bisavó que faz de tudo: lê, brinca com os netos e bisnetos, cuida do jardim, faz supermercado, mas tem que aturar um tal “condor” que vira e mexe aparece para tirar seu sossego. Mais do que um simples livro infantil, “Bisaliques” traz um texto bem construído, inteligente e estimulante. Educação e diversão em uma mesma obra. Saiba mais.

Três velhinhas tão velhinhas

Na obra “Três velhinhas tão velhinhas”, a autora Roseana Murray, de forma envolvente, conta a história destas senhoras, que vivem num casarão. A família das idosas estava de olho no terreno e queriam se livrar do trio, para poder ficar com o dinheiro. “Ao escrever a história usando três velhinhas, lembrei que em muitas famílias acontece de já brigarem pela herança antes dos familiares terem ido embora. E elas, as velhinhas, são tão lindas em seus afazeres, a família era muito insensível à beleza da vida delas”, relata a autora. Saiba mais.

 

Quando seus avós morrem – Um guia infantil para o pesar

Perder os avós é frequentemente a primeira experiência dolorosa da criança. O martírio pode ser tão atordoante quanto doloroso. Para explicar o que acontece de um ponto de vista infantil, os pequenos elfos deste livro descrevem tanto os dias difíceis que antecedem quanto aqueles que sucedem a morte de um dos avós. Eles exploram o significado de morte e do paraíso, assim como o fato de se estar perto em espírito de um avô ou avó que morreu. Com ideias para ação e questões para discussão, este guia criativo ajudará a amenizar a dor do seu filho, a criar memórias confortáveis e a encontrar conforto e paz. Saiba mais.

Terapia do envelhecer com sabedoria

Compondo a coleção Terapia, apresentamos o livro “Terapia do envelhecer com sabedoria”. O envelhecimento é um processo pelo qual todos passam. Podemos ver esta situação como cheia de perigos e declínios, ou repleta de promessas e possibilidades, afirma a autora Carol Ann Morrow. Nessas páginas, você encontrará sabedoria para ajudá-lo a descobrir o significado de seu envelhecimento – lições de força, longevidade e proveito. Você é velho só uma vez, diz o estimado Dr. Seuss. Faça valer a pena! Saiba mais.