Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na última sexta-feira, 13, na INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, para participar do VIII Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação (SINACOM), que este ano comemorou 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil e 10 anos de publicação da Coleção ComunicAção da PAULUS Editora.
A abertura do evento foi realizada por Antonio Hohlfeldt e Marialva Barbosa, presidente e vice-presidente da INTERCOM, respectivamente, na gestão 2011 – 2014. A INTERCOM, segundo eles, é referência na comunicação e contribui com a sociedade brasileira. “Um dos setores fundamentais para pensarmos um Brasil democrático, é a comunicação”, disse o professor.
Em toda a parte da manhã grandes profissionais da área palestraram, contaram suas experiências na INTERCOM e apresentaram seus trabalhos. Cicilia Peruzzo, pesquisadora, apresentou a Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, da qual é editora. O periódico prioriza a publicação de artigos científicos do campo da Comunicação Social, tem formato digital e também traz resenhas e entrevistas.
Padre Valdir José de Castro, provincial dos Paulinos no Brasil, falou sobre a importância dos 10 anos da coleção ComunicAção, da PAULUS Editora, que por coincidência lançou como primeira obra, um livro de José Marques de Melo. “Ao todo são sete livros do professor, lançados pela PAULUS, e com a obra História do Jornalismo, celebramos a conquista do Prêmio Jabuti 2013. Nós é que agradecemos pela honra de poder editar esta obra”, disse.
Além das palestras, os professores José Marques de Melo, Osvando Morais e Margarida Kunsch, falaram sobre os 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil. Para Melo, que idealizou as comemorações, a comunidade da Comunicação no Brasil é muito nova. Sendo assim, o evento não é apenas para comemorar, mas para que a própria área faça uma autocrítica.
Ao final do evento, houve a apresentação do livro em homenagem a Margarida Kunsch, professora titular da Universidade de São Paulo, atual chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.