São Tiago, apóstolo: O amigo de Jesus e padroeiro dos peregrinos | Paulus Editora

Notícias

22/07/2021

São Tiago, apóstolo: O amigo de Jesus e padroeiro dos peregrinos

Por Imprensa

No próximo domingo (25), a Igreja celebra a Festa do apóstolo São Tiago, também conhecido como São Tiago Maior, nome dado para diferenciá-lo de Tiago Menor, filho de Alfeu. Além disso, é conhecido como Santiago e Santiago de Compostela. A data é celebrada para relembrar a importante trajetória que São Tiago trilhou na caminhada com Jesus e, diante da corajosa missão de anunciar o Evangelho em tempos de perseguição.

De acordo com as Sagradas Escrituras, São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Membro de uma família de pescadores, ele era filho de Zebedeu e nasceu em Betsaida, às margens do Mar da Galileia. São Tiago e seu irmão João foram um dos primeiros discípulos chamados por Jesus. Ele e seu irmão não hesitaram em abandonar a barca e o pai para seguir Jesus. Logo, foram apelidados pelo próprio de Jesus de Boanerges, que significa “Filhos do Trovão”, devido ao temperamento de ambos. São Tiago é citado no Novo Testamento sendo considerado um dos três apóstolos mais próximos de Jesus e o primeiro apóstolo mártir.

Essa proximidade se dá pelo fato que São Tiago esteve presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, como a ressurreição da filha de Jairo (Lucas 8,51), a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29), a transfiguração no Monte Tabor (Mt 17,1) e a oração no jardim das Oliveiras, entre outros milagres e passagens da Ressurreição.

Após a ida de Jesus ao Pai e, após uma árdua evangelização missionária, segundo a narração dos Atos dos Apóstolos, São Tiago foi morto por ordem do rei Herodes Antipas, que mandou perseguir e matar alguns membros da Igreja. Ele foi flagelado e decapitado e, segundo a tradição, o corpo de São Tiago foi levado para a Espanha. No século IX, foi fundada uma cidade em sua homenagem, “Santiago de Compostela”. Atualmente, o local é considerado um dos principais lugares de peregrinação do mundo. Para refletir a data, a PAULUS Editora indica alguns títulos que abordam a história e devoção a São Tiago, apóstolo. Confira!

 

Tempestades e calmarias: a história de Tiago e João

 

No livro “Tempestades e calmarias: a história de Tiago e João”, Lúcia F. Arruda apresenta a trajetória dos apóstolos Tiago e João. Segundo a autora, de temperamento impetuoso e impulsivo, os dois irmãos tiveram por parte de Jesus um tratamento especial, pois foram os únicos, junto com Pedro, que presenciaram acontecimentos importantes da vida dele, como a Transfiguração. Nesta obra em forma de narrativa, a autora conta, a partir deuma pesquisa atualizada sobre o contexto da época, os percalços de um itinerário fascinante e a transformação que os dois discípulos experimentaram no seu relacionamento com o Mestre.  Saiba mais!

 

Em caminho com o Apóstolo São Tiago

 

Esta novena “Em caminho com o Apóstolo São Tiago”, de autoria de Fábio Tucci Farah, destina-se a todos os caminhantes e peregrinos que têm os corações ao alto e os pés na estrada. A obra é um convite para os fiéis visitarem a outra margem do rio, ou seja, entrarem em contato consigo mesmos e se permitirem um período de discernimento e transformação. O caminho de Santiago de Compostela é um desses momentos e, para aqueles que o fazem, a obra pretende ajudar a entrar no clima do caminho de oração e discipulado. Saiba mais!

 

 

Como ler a carta de Tiago: a fé e a prática do Evangelho

O livro “Como ler a carta de Tiago: a fé e a prática do Evangelho”, de Ivo Storniolo, refaz a caminhada dos textos sagrados ao narrar a trajetória de São Tiago. De acordo com o autor, a carta de Tiago é um escrito de caráter sapiencial, isto é, mostra a sabedoria do discernimento cristão diante das diversas situações. O livro foi escrito para a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, considerando os problemas que essas comunidades enfrentavam pelos fins do século I. A grande ênfase de Tiago é sobre a vivência prática do evangelho, que deve se manifestar em atos concretos. É nessa carta que encontramos também a mais violenta passagem do Novo Testamento contra os ricos. A carta é um verdadeiro tesouro da tradição cristã primitiva que ensina os cristãos de todos os tempos. Saiba mais!

 

As cartas de Paulo, Tiago, Pedro e Judas

 

 

As cartas apostólicas testemunham a expansão missionária do cristianismo do primeiro século e da fé viva da Igreja nascente. Elas fornecem informações preciosas sobre a vida, os costumes e a religião da época, e de como o cristianismo se confrontou com as diversas situações dos diferentes povos. As cartas comentadas neste volume foram reunidas pelo seu gênero literário. Seu conjunto compreende a maioria dos escritos apostólicos. Saiba mais!