Releases

09/10/2019

Tratado sobre o Batismo – Santo Agostinho

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Patrística – Tratado sobre o Batismo Vol.42
Autor: Santo Agostinho
Coleção: Patrística
Acabamento: Costurado e Capa dura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 320
Área de interesse: Patrística

A PAULUS Editora lança o 42º volume da coleção Patrística. A obra Tratado sobre o Batismo contempla textos de Santo Agostinho. Seu objetivo é refutar as constantes oposições donatistas aos católicos quanto ao batismo e explicar qual é de fato a autoridade de Cipriano na matéria em discussão.

O livro se define em duas partes, divididas em sete livros: uma dedicada a questões acerca do batismo, outra que examina uma documentação de Cipriano a respeito de questões sobre o Batismo. Ambas as partes se complementam para tratar de uma questão fundamental: o rebatismo que, devido a sua alegação de invalidade do batismo católico, era defendido pelos donatistas, evocando particularmente a autoridade de Cipriano a esse respeito.

O primeiro livro se ocupa da defesa da validade do batismo de cismáticos e hereges. Os textos seguintes vão abordar a inutilidade do apoio donatista na autoridade de Cipriano.

A coleção Patrística atende ao desejo e à necessidade de renovação litúrgica, da exegese, da espiritualidade e da teologia a partir das “fontes” do cristianismo: as obras dos Pais da Igreja. Os títulos são traduzidos por uma equipe de especialistas e cuidadosamente preparados a partir da vasta literatura cristã do período patrístico.

Os volumes trazem uma introdução breve, com dados biográficos do autor, e um comentário sucinto a respeito dos aspectos literários e do conteúdo do livro, proporcionando ao leitor uma melhor compreensão do texto.