Releases

08/07/2019

Teologia do corpo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Teologia do Corpo
Autor: Jason Evert
Acabamento: Brochura
Coleção: Juventude em Saída
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Teologia do corpo

A PAULUS Editora lança a obra Teologia do Corpo em uma hora, escrito por Jason Evert, traz um resumo introdutório às reflexões escritas por São João Paulo II, ainda quando era cardeal na Polônia. Todo o seu conteúdo foi sendo revelado ao longo das 129 audiências de quartas-feiras durante os cinco primeiros anos do seu pontificado.

Devido à grande confusão a respeito do significado do corpo humano, São João Paulo II se propôs a apresentar uma visão total do homem que incluiria sua origem, história e destino. Em vez de argumentar de fora para dentro, oferecendo às pessoas uma série de regras, ele as convidou a buscar a verdade sobre a realidade, refletindo sobre sua própria experiência humana.

Os escritos de São João da Cruz tiveram um papel fundamental na formação do estilo de pensamento de São João Paulo II. Seus estudos filosóficos sobre Max Scheler e outros fenomenólogos afiaram ainda mais sua capacidade de observar a experiência humana. João Paulo II não começa explicando o que o homem deve fazer, mas explicando quem o homem é. Na mente do Papa, as pessoas saberão como viver se souberem quem elas são.

São João Paulo II conseguiu perceber que regras podem criar revolta quando são desvinculadas de um contexto interpessoal. Ele sabia que as leis não mudam os corações.  Quando pessoas veem a moralidade como uma lista rígida de regulamentações impostas, elas podem temporariamente se comportar de acordo com as regras por culpa ou medo, mas muitas vezes abandonam a fé. Entendendo essa inutilidade da abordagem, o papa soube que era necessário uma renovada representação dos ensinamentos da Igreja sobre a ética sexual.

Na Teologia do Corpo, João Paulo II explora as temáticas da dor e da solidão, a experiência da vergonha e o desejo de comunhão, para assim revelar como Deus estampou seu plano para humanidade. A Teologia do Corpo oferece respostas convincentes a perguntas como, quem sou eu? O que significa ser humano? Como devo viver? Além disso, investiga questões sobre casamento e ética sexual, dando uma nova perspectiva da Igreja sobre a sexualidade.

Composta por duas partes, a obra se concentra em três passagens da Escritura, ou “palavras” de Cristo.  Nela, João Paulo II analisa o discurso entre Jesus e os Fariseus sobre casamento e divórcio, em seguida reflete sobre o Sermão da Montanha e por último, ele aborda as palavras de Cristo sobre a ressureição do corpo.  Na segunda parte, o papa analisou “O Sacramento” que é o “grande sinal” do amor de Cristo pela Igreja, e o amor entre marido e mulher.

Jason Evert, conta que condensar cinco anos de audiências papais em um resumo é ambicioso. Embora os seis capítulos do livro sejam breves, as ideias de João Paulo II são profundas, bonitas e transformadoras.

Jason Evert (1975) leigo católico estadunidense, é casado com Crystalina Evert. É graduado em Teologia e pós-graduado em Aconselhamento e teologia pela Universidade Franciscana de Steubenville (EUA).