Releases

19/09/2019

Sacramentos, práxis e festa

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Sacramentos, práxis e festa
Autor: Francisco Taborda, SJ
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 256
Área de interesse: Sacramentos

O livro Sacramentos, práxis e festa, escrito por Francisco Taborda, SJ, chega a sua 5ª edição. Nesta nova publicação feita pela PAULUS Editora, a obra trata das grandes questões teológicas dos sacramentos. De forma acessível, o autor faz uma reformulação dessa teologia com base em um círculo dialético-hermenêutico formado por duas categorias: a da “práxis”, para a fé cristã, e da “festa”, para os sacramentos da fé.

Em sua obra, Francisco Taborda deixa claro o lugar dos sacramentos na vida cristã. O leitor encontrará durante a leitura um profundo embasamento teológico-pastoral para o necessário enfrentamento dos chamados “problemas sacramentais” e da própria “crise dos sacramentos”.

De acordo com Edward Guimarães, teólogo leigo autor da apresentação do livro, a teologia contida em Sacramentos, práxis e festa auxilia na resposta ao desafio urgente de garantir formação para cristãos adultos. “Esta teologia provoca a consciência crítica e define um horizonte de sentido na formação de discípulos missionários comprometidos com o processo sociopolítico transformador e com o chamado do Evangelho para sermos “sal da terra e luz do mundo””, relata.

Guimarães ressalta que o enraizamento histórico da obra explicita referências importantes da vida do teólogo jesuíta, que tem dedicado sua vida ao ensino-aprendizagem do fazer e do pensar teológicos, mas também à vivência autêntica da vida cristã e dos sacramentos da fé nas comunidades cristãs. A teologia dos sacramentos tabordiana, com rigorosa fundamentação na Bíblia e na Tradição da Igreja, está enraizada na práxis histórica libertadora de Jesus de Nazaré e de seus discípulos.