Ficha Técnica
Título: Sacerdócio e Envelhecimento
Autores: Humberto Robson de Carvalho e Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos (coautor)
Coleção: Vida Presbiteral
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 96
Dimensões: 21 x 13,5 cm
Área de interesse: Vocação e Vida Consagrada
Novo livro da PAULUS propõe reflexão sobre o envelhecimento dos padres e seu papel na Igreja
Publicado pela PAULUS Editora, o título Sacerdócio e Envelhecimento, escrito pelos padres Humberto Robson de Carvalho e Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos, aborda com sensibilidade como cuidar e acompanhar os padres idosos que dedicaram toda a sua existência ao serviço de Deus, da Igreja e do povo.
Com olhar pastoral e humano, o livro propõe uma análise profunda sobre o envelhecimento dos padres diocesanos, lançando luz sobre questões práticas e espirituais. Onde e como esse sacerdote deve viver na terceira idade? Como pode continuar sendo presença viva do Evangelho, mesmo após anos de intensa atividade pastoral?
A publicação defende que a preparação para a emeritude não deve começar na aposentadoria, mas desde os primeiros anos do ministério. Afinal, nenhum verdadeiro ministro do Evangelho se aposenta da missão: pregar continua sendo parte essencial de sua identidade.
Mais do que oferecer respostas, a obra propõe caminhos e suscita reflexões sobre o cuidado com aqueles que tanto cuidaram do povo de Deus. Um chamado à valorização, ao respeito e à redescoberta do papel do padre idoso na vida da Igreja e da comunidade.
Segundo os autores, o envelhecimento não significa o fim da missão, mas sim uma nova forma de vivê-la. O padre idoso continua sendo ministro do Evangelho e testemunha da esperança. A missão permanece viva, ainda que de forma diferente daquela que exerceu como “trabalhador ativo da vinha do Senhor”.
A apresentação da obra foi escrita por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, que destaca:
“Os autores desta obra nos ajudam a contemplar a velhice com os olhos da Igreja-Mãe, que se alegra pelo testemunho e pela perseverança de seus filhos, os presbíteros; que se preocupa e cuida de cada um com carinho, certa de, nesta fase da vida, promover vida, e vida em abundância; e que, agradecida, pede ao Pai que os acolha como dignos de participarem para sempre da comunhão de vida e de amor na Trindade.”
Sobre os autores
Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Região Episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, e graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. É também membro da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat).
Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de Londrina (pároco da Paróquia São João Batista, em Florestópolis-PR). É especialista em Comunicação Social pelo SPICS de Roma, graduado em Filosofia e Teologia. Atua como professor de Comunicação Social, Profetismo e Doutrina Social da Igreja na Escola de Teologia para Leigos, em Londrina. É coordenador do clero da Arquidiocese de Londrina. Foi diretor da Rádio Alvorada de Londrina e assessor da União dos Juristas Católicos de Londrina.