Releases

02/08/2019

Rotas de navegação para perseverança: livro do Catequista e Catequizando

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Rotas de navegação para perseverança: Livro do Catequista e Livro do Catequizando
Autor (a): Altierez dos Santos
Coleção: Rotas de navegação
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 184
Área de interesse: Catequese

Livros reúnem encontros para a catequese de Perseverança

A PAULUS Editora apresenta as obras “Rotas de navegação para perseverança: Livro do Catequista e Livro do Catequizando”, escritos por Altierez Santos. Os volumes reúnem uma série de pistas para a formação dos catequizandos de diversas dioceses, paróquias e comunidades do Brasil. O projeto Rotas de navegação foi pensado como uma proposta à necessidade de oferecer um material para os catequistas e formadores das turmas de perseverança e grupos de jovens.

Segundo o autor, trata-se de um conteúdo catequético, destinado à perseverança, isto é, a preparação de jovens e adolescentes no período entre a Eucaristia e Crisma ou após o sacramento da Crisma. Além disso, o projeto tem como proposta oferecer uma catequese mistagógica, mística, reflexiva, comunitária e formadora de discípulos missionários.

Ambos os títulos, apresentam uma linguagem simples e objetiva, o autor enfoca nas publicações, temas da mistagogia da Eucaristia e o Kerigma da Crisma. O conteúdo também privilegia momentos celebrativos oracionais e vivenciais, seguindo a antiga tradição da Lectio Divina e a preservação das celebrações e ritos específicos do Rica (Ritual de Iniciação à Vida Cristã de Adultos),  para os ciclos crismal e eucarístico.

No título destinado aos catequistas – Rotas de navegação para perseverança: Livro do Catequista, o autor traz orientações para a preparação e realização dos encontros, nos quais os formadores encontrarão auxílio para preparar e aprofundar cada tema do início ao fim.

Já o livro destinado aos catequizandos – Rotas de navegação para perseverança: Livro do Catequizando, permite que cada participante acompanhe de forma interativa os temas sugeridos pelo catequista. Nesse caminho, os livros trabalham as competências humanas e religiosas dentro das dimensões: mistagógica, formativa, caritativa missionária, lúdica, ecológica, afetiva dentre outras.

De acordo com o autor, o livro entende o catequizando, adolescente ou jovem do século XXI, como o protagonista na construção de sua trajetória religiosa e do grande acontecimento: O encontro com Jesus Cristo e sua Igreja. Por isso, foram privilegiadas nas edições linguagens narrativas e visuais modernas e juvenis.

Em Rotas de navegação para perseverança foram levadas em conta as referências do universo simbólico, imaginário e narrativo do atual em diálogo com a Sagrada Tradição, Sagrada Escritura e o Sagrado Magistério.

Altierez Sebastião dos Santos é catequista, escritor e professor, atuando nas áreas de História, Filosofia, Ensino Religioso e Sociologia. É especialista em Ensino Superior e pós-graduando em Catequese. É mestre e doutorando em Ciências da Religião. Como consultor para catequese da Editora PAULUS, assessora a formação e a animação de catequistas, grupos juvenis e ministros leigos em diversas Dioceses.