Releases

22/11/2019

Rettiru

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Rettiru
Autor (a): César Obeid
Ilustrações: Luciano Tasso
Coleção: Teens
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Literatura Juvenil

Uma narrativa futurista sobre dependência tecnológica, sustentabilidade e autoconhecimento.

A PAULUS Editora lança a obra “Rettiru” escrita por César Obeid com ilustrações de Luciano Tasso. O livro apresenta uma reflexão sobre o uso desenfreado das novas tecnologias num cenário futurista sustentável e aponta caminhos aos leitores.

Segundo o autor, diferente do que os homens e mulheres antigos haviam imaginado, a humanidade evoluiu e as manias que geravam guerras, doenças, pobreza e destruição da natureza já haviam sido praticamente extintas. Na obra de César Obeid, a história contada pelo autor, se passa no sofisticado final do século XXI, onde ninguém mais se deixa distrair com os dispositivos eletrônicos, ou seja, a tecnologia está a serviço da evolução da raça humana.

Com um enredo, otimista e futurista, o livro narra à história de Sélio, um jovem a caminho de um lugar chamado “Rettiru”. Isso, após ser diagnosticado com uma séria mania. O autor explica que Sélio e um pequeno grupo de jovens não acompanharam a evolução da humanidade. Eles continuavam sofrendo da mania que os homens antigos, do início do século tinham, o impulso incontrolável de utilizar a tela sem motivo, por pura distração mental, perdendo assim, a interação com o mundo real. Segundo o autor, é a famosa e atual dependência tecnológica dos dias atuais.

Ao ler Rettiru, o leitor é transportado para o final deste século, onde a humanidade não produz ou consome mais nada que possa agredir a harmonia da mãe Terra, em que o avanço não é somente científico; as tecnologias orgânicas e biológicas também são ultravalorizadas. As cidades são sustentáveis, os resíduos são 100% recicláveis e o alimento vem diretamente da terra, orgânico, puro e limpo.

O “Rettiru” está situado em um belo sítio afastado do movimento dos carros voadores e das incríveis projeções holográficas que começa mais um final de semana de desintoxicação eletrônica, e esse breve período promete ser cheio de aventuras e descobertas para os para o jovem Sélio. No rettiru, os jovens plantam, colhem, cozinham, trabalham com bioconstrução e realizam práticas de autoconhecimento, tudo para que voltem a interagir com o mundo.

Segundo o autor a obra é dedicada aos jovens leitores, que desejam aprender a cada dia que as admiráveis ferramentas tecnológicas devem trabalhar a favor do ser humano, e não como um treino para a distração mental.

César Obeid – nasceu na capital paulista, em 1974. Quando criança lia somente os livros indicados pela escola. Foi somente aos 12 anos que se tornou um leitor criativo, ou seja, aquele que lê com prazer, por vontade própria, motivado. Aos 19 anos, começou a estudar dramaturgia, que é técnica da escrita teatral, foi então que percebeu que podia criar enredos e poesias. Atualmente, já publicou mais de 35 livros para jovens e crianças. Algumas obras foram reconhecidas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNILIJ). Possui um canal de vídeos nas redes sociais e, também escreve artigos para jornais, sites, blogs e revistas, sobre literatura, poesia, autoconhecimento, criatividade, prosperidade, dependência tecnológica e culinária vegana. O livro Rettiru marca o início da parceria com a PAULUS.

Luciano Tassonasceu no ano de 1974, na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista. É graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou durante nove anos como diretor de arte no Brasil e exterior. Em 2007, ilustrou diversos livros para editoras e, no ano seguinte, foi vencedor do Salão Internacional de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre na categoria Ilustração editorial. De lá pra cá, já ilustrou vários títulos infantis e infanto-juvenis.