Releases

01/04/2019

Quaresma, Páscoa e Pentecostes

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Quaresma, Páscoa e Pentecostes
Autor (a): Padre José Bortolini
Coleção: Liturgia Festa do Povo
Acabamento: Brochura
Formato: 12,5 (larg) x 18 (alt)
Páginas: 48
Área de interesse: Liturgia

O que é o ciclo da Páscoa? Como viver bem a Sexta-feira Santa?

Obra apresenta 62 perguntas sobre o ciclo pascal

Com o objetivo de compreender a importância da liturgia do ciclo pascal, a PAULUS Editora apresenta a obra “Quaresma, Páscoa e Pentecostes”, adaptada e organizada pelo padre José Bortolini.

A obra é direcionada a todos os fiéis e especialmente para as equipes de liturgia que estão iniciando as atividades na pastoral, assim como os catequistas que desejam direcionar os seus catequizandos e pais que almejam formar bem os seus filhos. A publicação, sem grandes ambições, espera ensinar o básico para o público que pouco compreende sobre a vivência do mistério central da fé católica.

Escrito com linguagem simples e acessível, o volume expõe 62 perguntas, em forma de perguntas e respostas, sobre o ciclo pascal. A obra explica que, o ciclo da páscoa, núcleo central do ano litúrgico, encerra duas das três grandes solenidades: Páscoa e Pentecostes. Sobretudo, nem todos os cristãos têm consciência daquilo que é celebrado nesse ciclo.

Nesta perspectiva, em forma de perguntas e respostas, com frequente recurso à bíblia, este livro pretende ir ao encontro das pessoas que buscam conhecer as coisas básicas que se referem ao ciclo da páscoa.

Entre as constantes indagações feitas pelos fiéis, estão as seguintes dúvidas: O que é o Ano Litúrgico? Como se divide o Ano Litúrgico? O que é o ciclo da Páscoa? Por que a data muda a cada ano?  O que é a Quaresma?  Qual o significado das cinzas?  Por que essa semana é chamada de santa? O que significa Pentecostes?

Com essas e outras questões, Padre José Bortolini, deseja partilhar e explicar ao povo a riqueza contida no mistério central da fé. Nas explicações feitas com simplicidade, o autor preocupa-se com o aspecto teológico-bíblico.

Segundo ele, crer e compreender não são coisas opostas. “Quando cremos, sentimos a necessidade de dar razão à nossa fé, ou seja, dizer por que cremos. Quanto mais compreendemos os fundamentos de nossa fé, mais aptos estaremos para vivenciar, celebrar e testemunhar aquilo que cremos”, afirma.

Padre José Bortolini é mestre em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, autor de dezenas de livros, sobretudo na área bíblica.