Releases

13/03/2019

Por uma cidade acolhedora: Somos todos Migrantes

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: Por uma cidade acolhedora: Somos todos Migrantes
Org.: Lourdes de Fátima P. Possani e Cecília Bernadete Franco
Coleção: Teologia Popular
Acabamento: brochura
Formato: 15 (larg) x 22 (alt)
Páginas: 224
Área de interesse: Pastoral

Publicada pela PAULUS Editora, a obra Por uma cidade acolhedora: Somos todos Migrantes, tema do 32º Curso de Verão, convida a refletir sobre o papel social e a ação profética diante do sofrimento de grupos humanos que se movem por diferentes territórios em busca de um lugar para viver bem, de um lugar para compartilhar sua cultura, sua espiritualidade e seus sonhos.

Organizado por Lourdes de Fátima P. Possani e Cecília Bernadete Franco, o livro reúne textos e depoimentos que se unem por um fio condutor: conhecer a realidade das migrações, com suas causas e consequências para a tomada de decisão quanto às ações urgentes e necessárias a serem realizadas em prol do acolhimento e reconhecimento das pessoas como sujeitos de direito, especialmente do direito à liberdade de ir e vir e de viver com dignidade.

Após uma grande análise sobre os desafios dos grandes centros urbanos, os voluntários do Curso de Verão elegeram a “Cidade” como tema geral para os próximos três anos. Em 2019, as migrações estarão no centro do debate; em 2020, será estudado o tema da diversidade religiosa na cidade e em 2021, a sustentabilidade na cidade.

Segundo as organizadoras é na cidade onde se concentra, num mesmo espaço, uma grande quantidade de pessoas. É na cidade para onde se dirigem os migrantes e é esta mesma cidade que torna visível as desigualdades de condições de vida entre as classes sociais, deliberadamente marcadas pela delimitação dos espaços onde vivem. Por isso, a importância de se discutir a temática.

Dividido em três partes, o livro inicia mapeando a realidade e apresenta um panorama das migrações no mundo e os desafios da mobilidade urbana numa megalópole como São Paulo. Na segunda seção intitulada “Bíblico-teológica”, os textos trazem uma reflexão bíblica acerca do tema migrações, com destaque para a presença da mulher na história, na perspectiva de forjar mudanças nas condições de vida do povo migrante.

A última seção – Pastoral – traz a experiência de instituições sobre o trabalho que realizam em favor de pessoas migrantes que necessitam de ajuda para (re)começar a vida no Brasil, lugar de sua chegada neste tempo de mobilidade humana forçada entre países e continentes.