Pensando a tecnologia – Questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais | Paulus Editora

Releases

07/02/2024

Pensando a tecnologia – Questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Pensando a tecnologia – Questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais
Autor: Carlos Eduardo Souza Aguiar
Coleção: Cadernos de comunicação
Acabamento: Brochura
Páginas: 128
Dimensão: (AXC) 16,00 x 23,00
Área de interesse: Comunicação

Um livro para pensar a evolução da tecnologia e seus impactos na sociedade moderna

A PAULUS Editora apresenta a obra “Pensando a tecnologia – Questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais”, novo título da coleção “Cadernos de comunicação” e, escrita por Carlos Eduardo Souza Aguiar. Esta publicação convida o público a refletir sobre algumas questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais que envolvem o âmbito tecnológico e sua relação com o homem moderno. 

O presente livro compila diversas reflexões de pensadores de diferentes épocas, segundo o idealizador, para, sem reducionismos, examinar a técnica como um aspecto decisivo da condição humana e do modo como o ser humano habita o mundo, desde os primeiros aparatos aos dispositivos digitais.

Para pensar a tecnologia, a obra está dividida em doze capítulos. Entre os temas centrais, o professor Carlos Eduardo propõe estudos e questionamentos voltados às seguintes abordagens: “Para além da tecnofobia e da tecnofilia”, “Platão e a ambivalência da técnica”; “Tecnologia e o advento dos tempos modernos”; “Escola de Frankfurt e a crítica à racionalidade técnica”; “Heidegger e o mundo da técnica”; “Tecnologia e a emergência da pós-modernidade”; “A chegada do Antropoceno e a ética para a sociedade tecnológica”; “Tecnicidade e a questão do virtual”; “Rede de redes e o paradigma rizomático”; “Hibridismos contemporâneos e a condição ciborgue”; “Dataficação do mundo e a era do esgotamento”, e, por fim, o tópico “Cosmotécnica e a decolonização? da tecnologia”.

No livro, o autor explica que com o ritmo acelerado das inovações tecnológicas eo impacto dessas transformações são sempre profundas e contínuas, atingindo todos os âmbitos da vida humana, das relações amorosas ao mundo do trabalho, do exercício da cidadania ao lazer. Para o sociólogo, a centralidade da tecnologia no cotidiano das pessoas desperta sentimentos ambivalentes, da fascinação ao temor, ora julgando-a como símbolo do progresso humano, ora como índice da decadência de nossa época. Logo, conforme os primeiros questionamentos da obra, as tecnologias podem ser vistas como boas ou ruins em si? Como compreender as tecnologias como integrantes da humanidade?

Com esse viés, o livro busca pensar em diferentes perspectivas, ações que auxiliam a sair de abordagens reducionistas, com o intuito de compreender a técnica não como mero instrumento, mas como um aspecto decisivo da condição humana. Para tanto, as doze lições apresentadas pelo professor Carlos Eduardo, mobilizam questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais, que, por sua vez, envolvem pensadores antigos, modernos e contemporâneos. Ao final de cada lição, são propostas questões e temas para debate, além de dicas e importantes sugestões de leitura.

Em linhas gerais, os temas tratados na obra “Pensando a tecnologia – Questões filosóficas, sociológicas e comunicacionais”buscam dialogar sobre a relação do homem com as novas tecnologias, os valores da modernidade, a tecnologia como ideologia, a técnica como veneno, o utopismo tecnológico, a tecnodiversidade, internet, cultura digital e o ressurgimento da ideia de rede,  o mundo digital e a cultura da exaustão, entre outros aspectos que ajudam a compreender o papel da tecnologia e sua evolução no mundo atual. O livro é indicado para professores, estudantes de comunicação e todos aqueles que desejam pensar filosoficamente  sobre o tema das tecnologias e suas evoluções no campo social e comunicacional. 

Carlos Eduardo Souza Aguiar é doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, Filosofia e Ciências Sociais pela USP. Atualmente é professor e coordenador do Núcleo de Pesquisa da Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) e realiza estágio pós-doutoral na UFRJ.