Evangelhos Sinóticos à luz das ciências sociais | Paulus Editora

Releases

17/04/2018

Evangelhos Sinóticos à luz das ciências sociais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Evangelhos Sinóticos: comentário à luz das ciências sociais
Autores: Bruce J. Malina & Richard L. Rohrbaugh
Coleção: Bíblia e Sociologia
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 504
Área de Interesse: Bíblia

“O livro tem como objetivo ajudar pessoas comuns a entrar em contato com esses sentidos originais, ajudando os leitores modernos a entrar no sistema social das pessoas do primeiro século.”

O livro Evangelhos Sinóticos: comentário à luz das ciências sociais, dos autores estadunidenses Bruce J. Malina e Richard L. Rohrbaugh, é um convite para conhecer as realidades constitutivas das comunidades primitivas do primeiro séculos. Seu principal foco é a interpretação dos textos de Mateus, Marcos e Lucas, denominados sinóticos, pois compartilham elementos narrativos comuns entre si.

Apresentar e descrever as estruturas sociais desses períodos antigos não significa, todavia, perder o interesse na compreensão do mundo moderno. Muito da capacidade de leitura, da compreensão bíblica e dos avanços exegéticos e hermenêuticos deve-se aos avanços científicos facilitados após a Revolução Industrial, chamada pelos autores de “a grande transformação”.

Embora hoje se tenha certa facilidade de interpretação dos textos bíblicos, especialmente dos Evangelhos Sinóticos, sua comunidade originária, assim como seus leitores implícitos e autores reais, compõe-se de pré-industriais e agrários e pertence a um universo muito diferente do que se tem e se conhece hoje; a própria narrativa mostra a acentuada diferença. Tendo como pano de fundo essas narrativas catequéticas dos Evangelhos, a obra Evangelhos Sinóticos quer situar e levar o leitor real, contemporâneo da Bíblia para dentro de uma tradição cristã muito antiga de leitura e estudo da Sagrada Escritura. Os autores insistem em “pegar as pessoas do século 21 e levá-las de volta ao primeiro século mediterrâneo, fazê-las olhar ao redor, por assim dizer, ver como os nativos viam e descobrir quais as suas preocupações”. Esse tipo de método chama-se análise científico-social.

A obra é composta por três grandes blocos, Mateus, Marcos e Lucas, e conta com ilustrações que ajudam a reconhecer elementos, artefatos e dados básicos daquelas populações, nações e instituições mediterrâneas da época. Para além dos gráficos, há o Cenário de Leituras, que apresenta ao leitor termos e conteúdos presentes nos Sinóticos, mas que têm uma herança histórica e cultural muito grande e exigem, por parte do leitor, um maior aprofundamento e conhecimento de sua origem.

Neles, os autores vão trabalhar sob os aspectos de seu método, imersos nos estudos e nos dados científico-sociais, favorecendo uma leitura diferenciada e cheia de novidades. Pode-se dizer que os autores “inauguram” um novo jeito de ler os Evangelhos, levando em consideração décadas de apuradas pesquisas no campo das ciências sociais no mundo da Bíblia.

Bruce J. Malina é professor de Novo Testamento na Universidade Creighton (Omaha, Nebraska) e autor, coautor e organizador de diversos livros pela Fortress Press, incluindo The Social Setting of Jesus and the Gospels (2002), The Social Gospel of Jesus (2001), Social-Science Co estadunidenses mmentary on the Book of Revelation (2000) e Social-Science Commentary on the Gospel of John (1998).

Richard L. Rohrbaugh é professor emérito “Pauls S. Wright” de Estudos Religiosos na Faculdade Lewis e Clark (Portland, Oregon), autor de The Biblical Interpreter (1978) e coautor de Social-Science Commentary on the Gospel of John (1998).