Releases

18/11/2013

PAULUS e Paulinas lançam juntas obra sobre a Teologia da libertação em prospectiva

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A teologia da libertação em prospectiva
Autor: V.V.A.A
Coeditor: Paulinas
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Páginas: 348
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Teologia

A PAULUS lança a obra A Teologia da libertação em prospectiva, resultado do Congresso Continental de Teologia; evento realizado em 2012, que teve como pano de fundo os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 40 anos da Teologia da libertação. O Congresso não foi meramente acadêmico. Estiveram presentes teólogos profissionais e agentes de pastoral, pesquisadores dos diversos campos da ciência e militantes sociais.

A obra recolhe os textos das conferências e painéis apresentados no plenário. Os conteúdos estão organizados em cinco blocos, conforme a programação do Congresso. O primeiro bloco, dividido em quatro capítulos é fruto de conferências, que tinham por finalidade sintonizar os participantes com o espírito e objetivos do evento.

O segundo traz reflexões de três conferências, além de um painel com novas interpelações e perguntas oriundas do novo contexto sociocultural em que vivemos a teologia na América Latina e Caribe hoje. O terceiro bloco recolhe pensamentos em torno das diversas “Hermenêuticas cristãs”. O quarto aborda a Ecoteologia da libertação. O último, indica Prospectivas para a Teologia.

O Congresso Continental de Teologia quis ser um evento prospectivo. É nesta perspectiva libertadora que se devem ler os textos, que pretendem contribuir com a elaboração da agenda e das tarefas futuras da teologia na América Latina e Caribe. Não são proposições fechadas e acabadas. Constitui um passo a mais do processo de reflexão, fruto da interação de muitas vozes, distintos contextos. Nisto consiste a riqueza deste livro e também seu limite.

Pe. Agenor Brighenti e Rosário Hermano pertencem à organização Latino-americana de Teólogos Ameríndia.