Patrística – A mentira Contra a mentira | Paulus Editora

Releases

27/06/2019

Patrística – A mentira Contra a mentira

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Patrística – A mentira Contra a mentira
Autor (a): Santo Agostinho
Coleção: Patrística
Acabamento: Costurado e Capa dura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 168
Área de interesse: Filosofia

A PAULUS Editora publica mais uma edição da coleção Patrística. O novo volume que tem como título A mentira Contra a mentira reúne cartas, sermões, comentários bíblicos, paráfrases, exortações e diversos outros escritos de Santo Agostinho.

O tema da mentira, desenvolvido ao longo desta obra, envolve dois grandes problemas filosóficos: saber se a mentira faz parte da natureza humana ou da essência do ser humano e se esta entra em contradição com a verdade, motivos pelos quais o assunto foi trabalhado por diversos pensadores desde a Antiguidade, tanto entre os pagãos como entre os cristãos.

Agostinho é o primeiro Padre da Igreja a abordar o tema da mentira. De acordo com Marcos Roberto Nunes Costa, introdutor da obra, não há motivos explícitos na obra que levaram Agostinho a escrever. Pelos temas desenvolvidos, dá para deduzir que a questão da mentira era algo que estava incomodando a sociedade e, principalmente, a Igreja na época de Agostinho.

Em síntese, Agostinho foi levado a escrever essas duas obras para combater principalmente a má interpretação dada por alguns católicos que consideravam certos tipos de mentiras como úteis e moralmente aceitáveis, como um “mal necessário” ou um “mal menor” para se evitar um “mal maior”, antecipando-se aquilo que na Modernidade ficaria conhecido por “tese da exceção à mentira”.

A PAULUS Editora quer oferecer ao público de língua portuguesa – leigos, clérigos, religiosos, estudiosos do cristianismo primevo – uma série de títulos, cuidadosamente traduzidos e preparados, dessa vasta literatura cristã do período patrístico.

A obra traz uma introdução breve, com dados biográficos do autor e um comentário sucinto dos aspectos literários e do conteúdo do livro, suficientes para uma compressão do texto.