Releases

01/08/2019

Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza
Autor: Julián Carrón
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 200
Área de interesse: Teologia

A obra Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza traz uma entrevista entre o vaticanista Andrea Tornielli, jornalista do periódico La Stampa, e o sacerdote Julián Carrón, presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação (CL).

Ao longo de quatro dias, o jornalista fez uma série de perguntas ao atual líder do movimento CL, que foi fundada por Dom Luigi Giussani com o propósito de  provocar os jovens a serem protagonistas, ajudando a redescobrir as  razões da fé, propondo o cristianismo em sua natureza original de acontecimento que entra na vida do homem e a cumpre.

Andrea Tornielli afirma que a obra não tem o objetivo de abordar temas internos da vida de CL, mas sim sobre a Igreja como um todo, e apresentar aos leitores o olhar do Movimento para o momento histórico vívido atualmente. “No diálogo com Carrón, mais do que olhar para o início do Movimento, retornamos muitas vezes ao início do cristianismo, aos relatos evangélicos. Porque lá, na redescoberta da origem, aprofundada e vivida hoje, está à resposta sobre o testemunho dos que acreditam em Cristo na nossa época”, afirma Tornielli.

A obra gira em torno de um tema principal: ainda é possível encontrar a Deus na época em que vivemos, na “sociedade líquida” em que estamos mergulhados? Além disso, o diálogo reflete sobre a secularização e a descristianização, relativismo, o possível fim da civilização cristã e a figura dos papas.

Em suma, o livro Onde está Deus? A fé cristã na época da grande incerteza tenta suscitar perguntas, para descobrir ou redescobrir conteúdos e dinâmicas do cristianismo. Perguntando-se se podem e como podem ser interessantes e novamente testemunhadas numa sociedade ainda não pós-cristã, mas já a meio caminho andado.

Julián Carrón é presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação desde 2005, por indicação e vontade do fundador Dom Luigi Giussani. Nascido em 1950 na Espanha, entrou no Seminário Conciliar de Madri, onde realizou os estudos secundários superiores e teológicos. Foi ordenado sacerdote em 1975 e no ano seguinte obteve a especialização em Sagradas Escrituras. Em 1984 se tornou doutor em Teologia. Em setembro de 2004 foi chamado por Dom Giussani para compartilhar a responsabilidade da condução da CL. No mesmo ano assumiu a docência em Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão.

Andrea Tornielli, vaticanista, jornalista do periódico La Stampa, e responsável pelo site Vatican Insider, colabora com várias revistas italianas e internacionais. É autor do best-seller, escrito com o Papa Francisco, “O nome de Deus é misericórdia”.