Releases

23/03/2015

Obra enfoca metafísica em Plotino

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A metafísica de Plotino
Autor: Jean-Marc Narbonne
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 192

A PAULUS Editora apresenta a obra A metafísica de Plotino, escrita pelo professor Jean-Marc Narbonne. 

Um mestre mal apreciado ou mal compreendido, iniciador em parte traído, Plotino (204 – 270 d.C.) legou à posteridade uma herança imensa, cujo crédito se atribuiu praticamente por inteiro a Platão. Mas as implicações disso ressoam até hoje, com ganhos para a aventura do platonismo, apesar de peripécias inúmeras e variadas.

 O autor anuncia que não se trata de um livro sobre a filosofia de Plotino, ao menos no sentido clássico do termo. A obra é destinada a um público mais amplo, a todos aqueles que se interessam pela história do pensamento em geral, tendo a destacar a especificidade do pensamento de Plotino.

 O objetivo do título é atingir a um fim único: demarcar o lugar da reflexão plotiniana na história das ideias e no desenvolvimento do pensamento grego. Dessa forma, diferentes facetas de filosofia são estudadas e analisadas apenas na medida em que servem a esse fim.

 O leitor terá uma ideia daquilo que Plotino tornou possível, de tudo que ele trouxe à história da filosofia. O “ser” tomado em sentido amplo, era em Plotino aparentemente portador de uma nova estrutura, testemunhando uma capacidade de transformação e de produção inusitadas, da qual seria necessário avaliar o estatuto e explicar a origem.

Jean-Marc Narbonne, especialista em filosofia antiga é decano da Faculdade de Filosofia da Université Laval (Quebec, Canadá).