Releases

09/04/2019

O sentido das coisas: por um realismo fenomenológico

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: O sentido das coisas: por um realismo fenomenológico
Autor (a): Angela Ales Bello
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 200
Área de interesse: Fenomenologia

Publicado pela PAULUS Editora, a obra O sentido das coisas: por um realismo fenomenológico é o novo volume da coleção de estudos Mundo da vida, iniciada a partir do livro Edmund Husserl: pensar Deus, crer em Deus.

Escrito pela filósofa Angela Ales Bello, o livro é dedicado ao sentido dos fenômenos das coisas das quais todos se ocupam. A autora parte da ideia de um sujeito que se questiona sobre a realidade e deseja conhecê-la. A partir disso, propõe uma reflexão que está atenta à descrição das estruturas da realidade nas suas variadas estratificações.

Angela Ales Bello convida o leitor a acompanhar a reflexão de Husserl que coloca a fenomenologia sobre o plano transcendental para construir um realismo capaz de enfrentar as objeções colocadas no âmbito da teoria do conhecimento tanto por parte de um realismo ingênuo, pelo idealismo e pelo ceticismo.

Neste volume, a filósofa demonstra como realizar uma investigação no estilo de Husserl – matemático e filósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Segundo Márcio Luiz Fernandes, coordenador da coleção, trata-se de uma pesquisa fenomenológica em círculos concêntricos, onde cada tese ou tema representa um território novo que deve ser examinado voltando às fontes do próprio método, seguindo as etapas de análise indicadas por Husserl.

Explorando o problema do sentido e do modo como é conhecido e organizado o conjunto de coisas da vida cotidiana, o livro constituiu um exemplo de uma investigação que inicia a partir do sujeito humano para compreender, em seguida, como se realiza nosso contato com o mundo das coisas da natureza e da cultura.

Angela Ales Bello (Roma, 1940) filósofa italiana, é fundadora e diretora do Centro Italiano de Investigações Fenomenológicas, com sede em Roma. Graduada e pós-graduada em Filosofia pela Università La Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao estudo da fenomenologia de Husserl.