O que é o pecado? | Paulus Editora

Releases

26/06/2019

O que é o pecado?

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: O que é Pecado?
Autor (a): Isidoro Mazzarolo
Acabamento: Brochura
Coleção: Teologia hoje
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 464
Área de interesse: Pecado

Com a proposta de refletir sobre as consequências de todo o comportamento humano independentemente dos conceitos religiosos, a PAULUS Editora publica a obra O que o pecado? de Isidoro Mazzarolo.

Segundo o autor, a motivação para desenvolver a pesquisa partiu de um pedido para escrever um comentário para o teatro sobre os pecados capitais. Após se debruçar sobre textos bíblicos e alguns comentários antigos, Mazzarolo percebeu que era interessante fazer algumas referências aos pecados modernos.

“As linhas mestras do nosso trabalho estão fundamentadas na Bíblia e em suas relações com as culturas antigas, propondo, de vez em quando, algumas pinceladas hermenêuticas sobre os temas”, afirma Mazzarolo. A obra busca caminhar a luz da sociologia, da política e da espiritualidade bíblica, além de mostrar que os pecados não são todos iguais e podem assumir configurações evolutivas.

O livro procura caracterizar os tipos de pecados principais e, dentre eles, o pecado original, o pecado originante e os pecados capitais. O estudo ainda tem o objetivo de desfazer a falsa escusa de que, para muitos, o pecado não existe pelo fato de não ter religião. “O detalhe dos pecados é complexo e não se aplica só a pessoas religiosas, mas a todas as pessoas interligadas e conectadas numa rede neural cósmica. As atitudes de um criminoso no Oriente podem ser estímulos para outro no Ocidente. Um galho doente numa árvore, um membro doente num corpo provocam tensão em todo o ser, e assim um pecador provoca desestabilidade e tensão em toda a rede social, familiar e política”, relata.

O trabalho de pesquisa evidencia que o pecado não é uma questão teológica. Ao longo do texto, o autor faz comparações entre textos bíblicos e situações atuais do cotidiano. De acordo com Mazzarolo, a obra pretende ser uma contribuição para nova consciência ética do mal, do pecado e do sofrimento humano provocado, construído, planejado de modo sádico e pérfido para além das religiões.

Isidoro Mazzarolo nasceu em Veranópolis (RS), em 1953. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, Teologia na PUCRS, mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, doutorado pela PUCRJ e PhD pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém. Atualmente é professor de Teologia Bíblica na PUCRS.