O que cantar no ciclo pascal: Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal? | Paulus Editora

Releases

18/09/2018

O que cantar no ciclo pascal: Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal?

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: O Que Cantar no Ciclo Pascal: Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal?
Autor (a): Joaquim Fonseca/ Reginaldo Veloso
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 224
Área de interesse: Celebração

Escrito por Joaquim Fonseca e Reginaldo Veloso a PAULUS Editora lança a obra O que cantar no ciclo pascal: Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal? O volume, que faz parte da coleção Liturgia e Música, busca contribuir na formação dos ministérios litúrgico-musicais e ao povo sacerdotal para que participem de maneira consciente, ativa e plena do mistério celebrado.

O livro pretende ser um subsídio para todas as pessoas incumbidas de preparar as celebrações litúrgicas das comunidades eclesiais. Cada canto é focalizado, a partir de sua “função ministerial”, nas principais celebrações da Quaresma, do Tríduo Pascal e do Tempo Pascal.

Dividida em quatro capítulos, a obra mostra ao leitor a importância e a coerência entre o que se canta e mistério celebrado, ou seja, cantar a liturgia e não simplesmente cantar na liturgia. O primeiro capítulo traz uma leitura pascal da vida, na tentativa de vincular o Ministério Pascal ao cotidiano das pessoas.

Na sequência, os autores apresentam as razões de cantar a Quaresma, além de apresentar e comentar o repertório para cada domingo do tempo quaresmal. Os capítulos três e quatro, em suma, dão uma introdução geral ao Tríduo Pascal, o Tempo Pascal e o repertório para as celebrações, mostrando sempre o contexto ritual de cada canto.

Joaquim Fonseca é presbítero da Ordem dos Frades Menores. Bacharel em Música e doutor em Teologia, com concentração em Liturgia; autor de livros e artigos sobre música litúrgica; foi assessor nacional da CNBB para a música litúrgica (2003-2006); é professor de Liturgia e Arte Cristã em faculdades de Teologia de Belo Horizonte; coordenou o canto e a música na V Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida (2007); assessora cursos e encontros de formação litúrgico–musical em todo o Brasil.

Reginaldo Veloso caminha com as Comunidades Eclesiais de Base desde 1968. Participou de três Intereclesiais das CEBs (Santa Maria-RS, 1992; São Luiz-MA, 1997; Ilhéus-BA, 2000). Desde 1977 tem participado de tradicionais romarias ao Juazeiro do Padre Cícero; de 1978 a 1989, cuidou da Pastoral do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife. Em 1977, a pedido dos frades carmelitas da basílica do Carmo, no Recife, elaborou um Ofício da Virgem Maria, que mais tarde aprimorou, editando, pela PAULUS, o Ofício da Mãe do Senhor. Desde os anos de 1980, vem participando da equipe que elaborou o Ofício Divino das Comunidades.