Releases

08/01/2020

O peso do jumbo: histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O peso do jumbo: histórias de uma repórter de dentro e fora do cárcere
Autor (a): Karla Maria
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 256
Áreas de interesse: Direitos humanos

Apurado em presídios de São Paulo e do Rio Grande do Sul, o livro-reportagem O peso do jumbo traz histórias da jornalista Karla Maria de dentro e fora do cárcere. A obra publicada pela PAULUS Editora revela a humanidade e a falta dela no sistema que aprisiona seres humanos sem expectativa de ressocialização e de combate ao crime. Ao longo das páginas deste livro, a jornalista mostra como é viver atrás das grades ou refém delas, em lugares onde se articulam o tráfico e o crime organizado.

De acordo com Karla Maria, a produção do livro demorou cerca de dois anos, entre apuração, visita aos presídios, entrevistas e processo de escrita da obra. “O objetivo de O peso do jumbo é fazer com que as pessoas tenham um pouco mais de compreensão do que é o sistema carcerário brasileiro e sua complexidade, que envolve não só as vítimas ou o criminoso, mas agentes penitenciários, policiais, juízes e familiares de pessoas presas”, afirma.

O livro-reportagem apresenta a realidade dos presidiários no Brasil e a de todos que convivem com essas pessoas antes, durante ou depois do cumprimento da pena. “Por meio do livro, espero que as pessoas entendam a dificuldade de aprisionar pessoas sem possibilitar que elas se ressocializem, oferecendo mão de obra para o crime organizado; é preciso combater a falácia de que a segurança pública tem uma solução fácil”, aponta.

Entre os presídios visitados pela jornalista está o Presídio Central de Porto Alegre (RS), que já foi considerado um dos piores da América Latina. Para a elaboração da obra, Karla Maria contou com o apoio da Secretária de Assistência Penitenciaria, voluntários, juízes e agentes da Pastoral Carcerária, entidade ligada à Igreja Católica.

Karla Maria é jornalista. Nasceu na capital paulista, em 1984. Recebeu por duas vezes o Prêmio Dom Helder Camara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017). Também em 2017 foi consagrada escritora-revelação no Prêmio Guarulhos de Literatura, com seu primeiro livro, Mulheres Extraordinárias, pela PAULUS. Pela mesma editora, em 2019, também lançou o livro-reportagem Irmã Dulce: a santa brasileira que fez dos pobres sua vida. Já escreveu para os jornais O São Paulo, Metrô News, Folha Metropolitana, VICE e as revistas Missões e Família Cristã. Colabora com O Mensageiro de Santo Antônio.