O livro do sentido | Paulus Editora

Releases

25/03/2019

O livro do sentido

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: O livro do sentido – volume II
Subtítulo: Qual é afinal, o sentido da vida? (parte teórico-construtiva)
Autor: Clodovis Boff
Acabamento: Costurado
Coleção: Avulso
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 576
Área de interesse: Filosofia, teologia

 

Segundo volume “O livro do Sentido” possui um forte teor especulativo, exigindo um pensar fundamental e globalizante sobre o sentido da vida.

Onde está efetivamente o sentido?

A obra tem um talho fortemente reflexivo ou filosofante. De acordo com o autor, a questão do sentido, por ser existencialmente determinante e tocar todas as dimensões da vida, pede um pensar fundamental e globalizante. Ele enfatiza tratar-se de um livro filosófico-teológico.

Afinal, para Clodovis Boff, um pensar fundamental só pode ser um pensar originário, como se quer toda boa filosofia. Pois como pensar o fim (telos), que confere sentido, sem pensar o princípio (arché), que dá base ao sentido? Por outro lado, indaga o autor, como resolver a questão do princípio e do fim sem levantar a questão do transcendente, de que Deus é uma das figuras decisivas?

Para ele, existe efetivamente um abismo conceitual entre a questão do sentido e sua resposta articulada. Para vencer tal abismo, a razão não pode fazê-lo por um salto, mas como por uma ponte. E essa precisa ser construída através de um trabalho lento, bem arquitetado e sempre árduo. Esse é o objetivo dessa obra, que dividida em oito capítulos, busca trazer luz acerca do sentido da vida: “Sempre conscientes de nossos limites pessoais, reconhecíveis quer pelo esforço da reflexão, quer pelo labor da argumentação, quer pela fadiga da redação”, conclui Clodovis.

Clodovis Boff nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos de Maria. Foi ordenado presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese “Teologia e prática”, sobre a metodologia da libertação” (1976). Atualmente, depois de 40 anos de magistério, assessoramento e pastoral, leva uma vida mais retirada em Rio Branco (AC). É autor de vários livros e artigos.