Releases

08/02/2019

O Conhecimento Científico

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O Conhecimento Científico
Autor (a): Newton C. A. da Costa
Acabamento: Brochura
Coleção: Filosofia
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 308
Área de interesse: Filosofia

Publicado pela PAULUS Editora, o livro O conhecimento Científico é o resultado de mais de 40 anos de reflexões de Newton C. A. da Costa acerca do tema. Nesta obra, o leitor encontrará os resultados de exposições em seminários e em conferências feitas em épocas diversas.

Newton da Costa iniciou seus estudos em engenharia, completando posteriormente sua formação com o estudo das matemáticas. Em suas pesquisas, tem-se dedicado sobretudo à lógica, aos fundamentos das matemáticas e, mais recentemente, aos fundamentos da física. No entanto, o que o arrastou nessa odisseia científica foi a simples questão “O que é o conhecimento científico?”. Essa é a questão que pretende enfim responder neste livro, o apogeu de sua vida intelectual.

Longe de se satisfazer com as ideias recebidas ao longo de sua trajetória intelectual, ele tem inovado e questionado os estudos sobre os fundamentos da ciência, atacando os dogmas e a inércia do pensamento, afirma Jean-Yves Béziau, autor do prefácio da obra.

Segundo o autor, a obra não se constitui em iniciação à filosofia da ciência, nem possui cunho monográfico; sua finalidade básica é a de fornecer uma visão geral e esquemática das concepções do autor sobre a ciência, em português, dado que seus artigos encontram-se espalhados em numerosos periódicos estrangeiros.

O autor afirma que, O Conhecimento Científico é um “sumário unificador” do que foi realizado no campo da filosofia da ciência, e responde a essas questões em cinco capítulos, três apêndices e uma entrevista.