Releases

09/01/2019

O caminho da justiça na sabedoria dos provérbios

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O caminho da justiça na sabedoria dos provérbios
Autor (a): Valmor da Silva
Acabamento: Brochura
Coleção: Temas Bíblicos
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 152
Área de interesse: Bíblico

Livro reflete sobre o tema da justiça no livro dos Provérbios e em provérbios populares

Mais vale adquirir sabedoria do que ouro fino, e adquirir discernimento é melhor do que prata. (Pr 16,16)

Escrita por Valmor da Silva e publicada pela PAULUS Editora, a obra O caminho da justiça na sabedoria dos provérbios aborda o tema da justiça expresso no livro bíblico de Provérbios, como também em provérbios populares. Segundo o autor, caminhar na justiça é uma preocupação constante da humanidade. Desse modo, a leitura revela como é possível encontrar esse caminho numa história marcada por exploração, violência e marginalização.

O livro, em linguagem acessível, explica palavras, distingue conceitos, interpreta ditos populares, compara a sabedoria bíblica com a atual, critica interpretações equivocadas e propõe novas relações humanas. Outro ponto relevante é a reflexão do tema da justiça, diante de diversas realidades, como as injustiças e desigualdades sociais que, segundo o autor, marcam cada vez mais a convivência humana e diversas áreas do saber.

No primeiro capítulo da publicação, discutem-se ditados atuais, de domínio comum, sobretudo da realidade brasileira, em comparação com provérbios bíblicos. Os três seguintes são dedicados mais especificamente ao livro bíblico de Provérbios. O autor mantém um duplo olhar, isto é, da Bíblia para a realidade e da vida para a Bíblia.

O segundo capítulo aborda o imaginário bíblico proverbial sobre a justiça, com a exposição de símbolos para elucidar a reflexão. Já o terceiro capítulo enfoca o tema central do livro para discutir o conceito de justiça nos Provérbios bíblicos. Para o autor, tal reflexão é parte da convicção de que Deus é justo em sua essência e afirma o valor de caminhar na justiça.

Por fim, o quarto e último capítulo reflete sobre o desafio fundamental para a proposta da justiça, que é a realidade da pobreza, no livro bíblico de Provérbios. Com efeito, a leitura enfatiza a predileção de Deus pelos pobres, o juízo negativo de Provérbios sobre os ricos, a discussão sobre a autoria de Provérbios e a interpretação das classes sociais.

Com o trabalho de pesquisa realizado pelo autor, a ideia é integrar o conhecimento do livro dos Provérbios na prática da vida pessoal, familiar e social. Para Valmor Silva, as justificativas para o estudo são inúmeras, indo desde motivações pessoais até propostas de soluções para os principais problemas da humanidade. Para ele, por meio da justiça é possível superar a marginalização da pobreza, em vista da promoção humana.

Valmor Silva é natural de Laurentino (SC), teve formação inicial franciscano-capuchinha no Paraná. Cursou mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana e em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico (Roma). Tem doutorado em Ciências da Religião pela UMESP (São Paulo) e pós-doutorado em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte). É professor titular de Teologia e Ciências da Religião da PUC Goiás (Goiânia), além de assessorar cursos bíblicos populares.