Releases

30/04/2019

O amor da Sabedoria eterna

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O amor da Sabedoria eterna
Autor (a): São Luís Maria Grignion de Montfort
Coleção: Leitura Espiritual
Acabamento: Brochura
Formato: 10,5 (larg) x 15,5 (alt)
Páginas: 152
Área de interesse: Espiritualidade

Livro apresenta um tratado sobre a Sabedoria eterna e a Palavra de Deus

“Só Deus”, lema de São Luís Maria.

Publicado pela PAULUS Editora, o livro O amor da Sabedoria eterna, escrito por um dos maiores santos dos tempos modernos e grande propagador da devoção à Santíssima Virgem Maria, São Luís Maria Grignion de Montfort, medita sobre o tema da sabedoria eterna e a Palavra de Deus como fundamentos da ação evangelizadora e da espiritualidade.

A obra, no primeiro momento, foi destinada às religiosas de uma das congregações por ele fundadas, e que constitui a família monfortina: as Filhas da Sabedoria. Contudo, a publicação deseja situar homens e mulheres de boa vontade – e não unicamente das Filhas da Sabedoria, no amor pela sabedoria eterna, a partir do conhecimento, reflexão e meditação sobre o amor infinito que Jesus demonstrou por nós, assumindo a forma humana no seio da Virgem Maria ao morrer na cruz pela humanidade.

Segundo as palavras de São João Paulo II, São Luís Maria possui uma “espiritualidade teocêntrica”, aberta, sobretudo, aos mais humildes.  Sua vida de oração e sua capacidade de refletir sobre as verdades apreendidas pelo coração e pela fé comunicada pela Igreja, não permaneciam apenas com ele, de forma individualista, pelo contrário, ele buscava transbordar em sua atividade apostólica, com os seus inscritos, escrevendo na perspectiva de que não apenas os sábios pudessem entender, mas, sobretudo os mais pobres e menos instruídos.

Com efeito, a obra está dividida em duas partes: a primeira aborda a Sabedoria eterna conforme revelada no Antigo Testamento (capítulos I a VIII) e a segunda (capítulo IX em diante) reflete sobre à Sabedoria encarnada, conforme revelada no Novo Testamento, na Pessoa de Jesus Cristo.

Segundo São Maria Luís Maria, a necessidade de conhecer a Divina Sabedoria, se deve ao fato de não se poder amar aquilo que não conhece, de modo que só se ama pouco a Deus quando não se conhece muito a seu respeito. Por isso a importância daquela que São Luís designa como a mais nobre, a mais doce, mais útil e mais necessária de todas as ciências e conhecimento do céu e da terra.

Nos capítulos da obra, o autor apresenta ao leitor, a origem e a excelência da Sabedoria eterna. De acordo com o livro, tal origem se situa antes do tempo e da criação do Universo, tendo como princípio a própria essência e eternidade do Pai e relacionando-se com o mistério da Santíssima Trindade.

Outro ponto em destaque é que São Luís fala da excelência da Sabedoria eterna, que por sua vez diz respeito às operações da Sabedoria nas almas. De acordo com o livro, tais operações são a “grande variedade de estados, funções e virtudes das almas”.

Em suma, o livro medita sobre o tema da sabedoria eterna e a Palavra de Deus como fundamentos da espiritualidade e evangelização. São Luís Maria Grignion de Montfort, nos recorda que a sabedoria é aquela que mantém e conserva as criaturas no ser e permanece em todas as coisas, para sustentá-las, contê-las e renová-las. O homem é concebido como a “obra -prima” da sabedoria eterna, ele ensina.