Mística e Testemunho em Koinonia – A inspiração que vem do martírio de duas comunidades do século XX | Paulus Editora

Releases

07/11/2018

Mística e Testemunho em Koinonia – A inspiração que vem do martírio de duas comunidades do século XX

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Mística e Testemunho em Koinonia
Autor (a): Maria Clara Lucchetti Bingemer
Coleção: Amantes do mistério
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 216
Área de Interesse: Mística

A PAULUS Editora lança a obra Mística e Testemunho em Koinonia – A inspiração que vem do martírio de duas comunidades do século XX, de Maria Clara Lucchetti Bingemer, que buscou aproximar duas comunidades aparentemente distintas: a comunidade apostólica da UCA (Universidade Centroamericana José Simeón Cañas) e a contemplativa dos trapistas deTibhirine, vivendo em um mosteiro no alto de uma montanha.

Bingemer constatou que os místicos contemporâneos não se situam somente nos claustros e espaços claramente religiosos ou eclesiais. Mas, pelo contrário, podem ser encontrados em ambientes seculares, empenhados e comprometidos em desafios que vêm da sociedade e da cultura de sua época.

Apesar de serem comunidades religiosas, o que as movia, o que constituía sua mística e que foi igualmente a causa de seu martírio foi um profundo compromisso com a diferença do outro, com sua vulnerabilidade, sua carência, e o chamado que isso significava. Assim, em suas imensas diferenças,
essas comunidades se aproximam, se tocam, se identificam. Pois, desde carismas diferentes, nacionalidades diferentes, situações diversas, religiões distintas, convergem no desejo de ir ao encontro do outro, para entrar em comunhão com ele.

A obra Mística e Testemunho em Koinonia é dividida em quatro capítulos. A autora inicia explicando sobre a comunidade religiosa e suas características que as distinguem de outros coletivos dentro do tecido eclesial. Na sequência é apresentado a história da comunidade Trapista de Tibhirine e a comunidade apostólica UCA. Bingemer encerra falando sobre o martírio como liturgia comunitária, propondo uma reflexão sobre a mensagem que as duas comunidades deixam para os dias atuais.

Maria Clara Lucchetti Bingemer é professora titular do departamento de Teologia da PUC-Rio. É membro do conselho científico e editorial de várias revistas especializadas, em âmbito nacional e internacional: Concilium, Xaveriana, Perspectiva Teológica, REB, entre outras. É vice presidente da SOTER ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião)  e presidente da ALALITE ( Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología).