Releases

24/03/2020

Memórias de um aluno totalmente dividido

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica:

Título: Memórias de um aluno totalmente dividido
Autor (a): Alexandre de Castro Gomes
Coleção: Teens
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Política

A obra infantojuvenil Memórias de um aluno totalmente dividido, escrita por Alexandre de Castro Gomes, e com ilustrações de Veruschka Guerra, narra à história de Mosquito, um jovem dividido entre duas paixões: o esporte e o meio ambiente.

A escola em que Mosquito estuda tem um bosque, que alguns alunos querem derrubar para poder construir uma quadra esportiva, porém outros estudantes querem preservar o espaço de mata atlântica. Mosquito está no meio de um grande conflito, já que, os alunos que apoiam a derrubada das árvores são do seu time de futebol, que precisam de espaço para treinar. Do outro lado, está sua irmã, uma jovem apaixonada pelo meio ambiente, que defende a permanência do bosque.

O jovem mosquito precisa encontrar uma resposta: ou defende a derrubada do bosque, e isso significa uma quadra para seu time treinar, ou defende a manutenção do bosque, e fica bem com a sua família.

Com uma linguagem acessível, a história é contada pelo próprio Mosquito. Sem revelar muitos detalhes, o autor afirma que a história é muita divertida e com um final emocionante. Para apimentar a narrativa foi inserido um mistério de um tesouro na história, que faz tudo ficar mais interessante.

Segundo Alexandre de Castro, o livro surgiu da ideia de escrever um texto sobre ecologia, onde falasse sobre ecossistema e biodiversidade. Além disso, a obra conta com detalhes autobiográficos de sua própria escola.

Alexandre de Castro Gomes é escritor de literatura com foco em crianças e jovens, e já lançou mais de 30 livros dentro e fora do Brasil desde sua estreia, em 2008. O autor foi presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), eleito e reeleito para os períodos 2015-2017 e 2017-2019. Através da AEILIJ, e fora dela, organizou e produziu diversos eventos literários, entre mesas de debates, exposições e visitas de autores às escolas. Alexandre teve títulos selecionados pra programas de compras de governos, foi convidado para as maiores feiras de livros do país e recebeu diversos prêmios por suas publicações.

Veruschka Guerra: sou ilustradora brasileira e moro em João Pessoa (PB). Desenhar sempre foi como respirar ou falar para mim. Eu rabiscava os cadernos da escola, os papéis de minha mãe e as paredes da casa. Cresci e, comigo, cresceu também o sonho de me aprimorar e falar cada vez melhor a linguagem visual unida à literatura. Fui a Sarmede, Itália, à Fondazione Mostra Internazionale di Ilustrazione per I’Infanzia Stepan Zavrel me especializar em ilustração de livros infantis.