Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos | Paulus Editora

Releases

12/11/2019

Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos.
Autor (a): Celso Sisto
Coleção: Lendas e contos
Acabamento: brochura; capa dura
Formato: 17,5 (larg) x 25 (alt)
Páginas: 144
Áreas de interesse: Educação, Literatura, Infanto-juvenil e áreas afins

Livro traz as cores, as lendas e os sabores da África 

“No princípio havia somente a escuridão, a água e o grande deus, Bumba. Um dia, por causa de uma terrível dor de estômago, Bumba vomitou o sol. O sol foi atingido e secando os lugares alagados e fez surgir a terra. Mas Bumba ainda sentia muita dor e vomitou a lua e as estrelas”.

O trecho acima faz parte do capítulo Mitos da Criação, da obra Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos, livro publicado pela PAULUS Editora. A obra é uma coletânea de trinta e uma histórias dos vários povos africanos.“Todas as histórias aqui são recontos!”, afirma Celso Sisto, que assina a obra. “Isso quer dizer que as reescrevi a partir de uma base, ou seja, a partir de um outro texto escrito ou oral. Não inventei nada, apenas vou contando as histórias do meu jeito. Portanto, essas histórias são heranças do tempo e patrimônio de todos”, ressalta o autor.

Para oferecer um trabalho de qualidade ao leitor, Sisto consultou vários livros de contos africanos em inglês, francês, espanhol e passou horas em bibliotecas. Também conversou e recolheu os relatos de contadores nativos da África e de descendentes de africanos.

Um dos critérios que o autor usou para escolher as histórias do livro foi a diversidade. Assim, procurou compilar contos e fábulas de diversos pontos do continente africano. No sumário do livro, onde aparecem listadas, o autor procurou indicar a qual etnia, país ou região geográfica pertencem. “Em alguns casos foi possível mencionar tudo: etnia, país e região”, celebra Sisto.

Colorido, com várias ilustrações do próprio autor, a obra traz histórias como A tartaruga e o elefante (Togo, Benin e parte ocidental da Nigéria), Makoma, o maioral (Zimbábue e Zâmbia) e Omar, as mil ramas de açafrão e os escorpiões (norte da África), entre outras.

Da coleção Lendas e Contos, Mãe África traz a festa de cores, sabores, nomes, fatos, feitos e fantasias de um continente rico pela sua beleza natural, cultura e povo.

Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração oral de histórias, no Brasil e no exterior. Já publicou cerca de 20 livros para crianças e jovens e recebeu alguns prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de Autor Revelação (1994) e Ilustrador Revelação (1999), ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É carioca, mas reside no interior do estado do Rio Grande do Sul.