Releases

31/10/2011

Livro trata sobre as testemunhas oculares da história de Jesus e a sua relação com as tradições dos Evangelhos

Por adm

Indicar a um amigo:





Título: Jesus e as testemunhas oculares – Os Evangelhos como testemunhos de testemunhas oculares
Autor: Richard Bauckham
Coleção: Biblioteca de Estudos Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 664
Área de interesse: Bíblica

A questão de os Evangelhos serem baseados em relatos de testemunhas oculares tem sido longamente discutida. Richard Bauckham, referência nos estudos sobre o Novo Testamento, demonstra que os Evangelhos não só contêm evidências de testemunhas oculares, mas também que seus primeiros leitores as teriam certamente reconhecido como tais.
Guiado por essa perspectiva, o estudioso escreveu Jesus e as testemunhas oculares – Os Evangelhos como testemunhos de testemunhas oculares. Publicado pela PAULUS, o livro é um notável exemplo de trabalho investigativo, resultando em abordagem inédita e vívida de inúmeras passagens bem conhecidas.

“Sugiro que precisamos recuperar o sentido no qual os Evangelhos são testemunho. Isso não significa que eles são testemunho em vez de história. Significa que o tipo de historiografia que eles são é testemunho. Uma das características irredutíveis do testemunho como forma de expressão humana é que ele pede que se tenha confiança nele”, explica o autor.

Bauckham acrescenta que isso não significa que as pessoas devam confiar acriticamente, mas que o testemunho não deveria ser tratado como crível apenas à medida que possa ser independentemente verificado. “Pode haver boas razões para confiar ou desconfiar de uma testemunha (…). Confiar em um testemunho não é um ato irracional de fé que deixa de lado a racionalidade crítica; é, ao contrário, o caminho racionalmente apropriado para reagir a um testemunho autêntico”, pontua.

Muito bem elaborada, a obra reúne 18 capítulos, além de índices com referências de autores modernos, lugares e abreviaturas, podendo ser lida por teólogos e historiadores que trabalham no campo do cristianismo primitivo. Porém, o convincente método histórico do autor e seu amplo conhecimento ajudarão sacerdotes, biblistas, pastores, estudantes e leitores de todos os níveis a compreender a temática proposta.

Da coleção Biblioteca de Estudos Bíblicos, Jesus e as testemunhas oculares – Os Evangelhos como testemunhos de testemunhas oculares é uma grande contribuição aos estudos científicos dos Evangelhos, sugerindo novas intuições e incentivando debates no campo do cristianismo primitivo.

Richard Bauckham foi professor de estudos do Novo Testamento na University of St. Andrews (Escócia), onde ocupou a cátedra Bishop Wardlaw até 2007, ano em que se aposentou. É membro da Academia Britânica e da Sociedade Real de Edimburgo. Entre seus outros livros, contam-se Gospel Women [Mulheres do Evangelho] e Jesus and the God of Israel [Jesus e o Deus de Israel] (ambos publicados originalmente pela Eerdmans).