Releases

23/03/2015

Livro da PAULUS traz nova formação para catequistas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Catequistas – Discípulos e Missionários
Autor: José Carlos Pereira
Coleção: Catequese
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 214

A obra apresenta roteiros de formação e resgata a importância da figura do catequista para o discipulado de Cristo

Como evangelizar nos dias de hoje? Como levar a palavra do Cristo aos que têm fome e sede de conhecimento? Como se tornar um verdadeiro seguidor? Para responder a tais questões e apontar caminhos que possam nortear a vida do catequista e da comunidade, Padre José Carlos Pereira, apresenta Catequistas – discípulos e missionários.

A obra eleva a missão do catequista como elemento fundamental da vida da paróquia, comunidade e da Igreja como um todo. Eis que o autor relembra a grande responsabilidade que os catequistas carregam em mãos, o ofício de fazer com que outras pessoas, sobretudo crianças, adolescentes e jovens, conheçam a Deus, a Igreja e principalmente sua missão de batizados.

A obra se divide em três partes, a primeira tratando do Documento de Aparecida, o documento pastoral e missionário da Igreja. Na segunda parte o autor traz uma reflexão consciente sobre o Catecismo da Igreja Católica, o qual, além da Bíblia, é ferramenta essencial de todo catequista. Utiliza-se também o método da leitura orante para tratar dos temas medulares do Catecismo. Por fim, a terceira parte trata dos sacramentos.

O subsídio apresenta o essencial para a formação de catequistas, pistas de reflexão e aprofundamento sobre a doutrina, os sacramentos e a missão da Igreja, com a finalidade de que os catequistas estejam bem preparados para ensinar outras pessoas. Dessa forma, como formador de opinião, dependerá do catequista apresentar e ensinar aos catequizandos boa parte dos conceitos sobre Deus e a Igreja que eles levarão para a vida.

O autor enfatiza que a formação espiritual e pastoral é voltada não somente para os catequistas, mas também para aqueles que trabalham diretamente com os sacramentos, como os agentes de pastorais. Segundo José Carlos, os sacramentos são temas primordiais em qualquer pastoral. A reflexão aproveita-se do método ler, meditar, orar e contemplar, bem como do mais utilizado método: ver, julgar, agir e celebrar.

José Carlos Pereira é padre passionista, teólogo pastoralista, com doutorado em Sociologia pela PUC-SP. É autor de vários livros, em diversas áreas. Ministra cursos e palestras em paróquias e dioceses do Brasil. Publicou pela PAULUS os livros Guia de gerenciamento e administração paroquial; Curso de preparação para o batismo; Tríduo do padroeiro; Pastoral da visitação; Pastoral da escuta; Serviço de animação vocacional paroquial; Gestão eficaz: sugestões para a renovação paroquial; Liturgia da Palavra I; Liturgia da Palavra II; Novos ventos nos conventos; e Como fazer um planejamento pastoral, paroquial e diocesano.