Livro da Paulus mostra como as visões teólogica, filosófica e científica podem, juntas, ajudar na compreensão do ser humano | Paulus Editora

Releases

02/06/2011

Livro da Paulus mostra como as visões teólogica, filosófica e científica podem, juntas, ajudar na compreensão do ser humano

Por adm

Título: Antropologia teológica 
Autor: Urbano Zilles
Coleção: Estudos Antropológicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

No decurso da História, o homem elaborou muitas autoimagens, mas três predominam no Ocidente: a filosófica, a qual o caracteriza como “animal racional” desde os antigos gregos; a teológica, que, na tradição judaico-cristã, o descreve como “imagem de Deus”, e a mais recente, a científico-biológica, determinando-o como produto de uma evolução biológica.

A partir dessa ideia, Urbano Zilles, filósofo e teólogo, empreendeu pesquisas para seu trabalho: Antropologia teológica. Lançamento da PAULUS, a obra mostra que essas três visões não se excluem, mas se complementam. Segundo o autor, o objetivo não é fornecer respostas prontas e nem esgotar o assunto, e sim ajudar o leitor na compreensão do assunto.

“Não temos a pretensão de oferecer uma antropologia teológica completa, um tratado, pois, em última análise, o homem permanecerá um mistério para si mesmo. A fé não nos fornece informações metafísicas sobre o espírito e o corpo, sobre o tempo e a eternidade. Talvez nossas reflexões possam ajudar outros a encontrar melhor suas próprias respostas”, afirma.

Dividido em sete capítulos, o livro trata das diferentes perspectivas, da evolução histórica e das categorias filosófico-teológicas da antropologia, da origem e do destino último do homem, além de situar a visão cristã no contexto de cosmovisões e dos debates científicos atuais.

Zilles destaca ainda que todo ser humano é fragmentário, limitado, e procura o sentido do todo na abertura para o infinito, ressaltando a imensa contribuição da teologia nessa busca. “Cabe a cada cristão ser homem de maneira semelhante a Cristo, pois ele é o homem novo. Com ele o cristão morre, para com ele ressuscitar glorioso. As promessas de Deus realizar-se-ão plenamente quando a criação inteira for transfigurada pela ação do Espírito. Somente então Deus será tudo em todas as coisas”, conclui.

Da renomada coleção Estudos Antropológicos, Antropologia teológica é de fácil leitura e proporciona ao público uma ampla visão da fraqueza e da grandeza do homem à luz da revelação e da fé em Cristo.

Urbano Zilles nasceu em 1937, em Nova Petrópolis/RS. Licenciado em Filosofia pela UNIJUÍ, bacharel em Teologia pela Theologische Hochschule de Beuron e doutor pela Universidade de Münster, Alemanha, foi professor na pós-graduação em Filosofia da UFSM. Desde 1969, é professor de Filosofia e Teologia na PUCRS.
Membro da Academia Brasileira de Filosofia, recebeu o prêmio de Pesquisador Destaque da FAPERGS na área de Ciências Humanas e Sociais. 
Ordenado sacerdote em 1966, foi nomeado monsenhor por João Paulo II, em 1981. É vigário episcopal da cultura da Arquidiocese de Porto Alegre desde 2008. Publicou obras nas áreas de Teologia e Filosofia.